Commerzbank vai eliminar 5000 empregos

  • Rita Atalaia
  • 23 Setembro 2016

O Commerzbank prepara-se para cortar 5000 empregos no âmbito de uma estratégia para aumentar a rentabilidade.

O Commerzbank planeia cortar milhares de postos de trabalho e poderá revelar estas alterações na próxima semana, noticia o jornal alemão Boersen-Zeitung, sem precisar como obteve esta informação.

Ao todo, o banco deverá eliminar 5000 empregos no âmbito da nova estratégia do CEO Martin Zielke para aumentar a rentabilidade. Os media avançam que o segundo maior banco da Alemanha poderá revelar estas mudanças já na próxima semana, quando Zielke apresentar o seu plano ao conselho de supervisão.

A proposta inclui a fusão de algumas unidades empresariais com o banco de investimento e a redução das divisões operacionais para três em vez de quatro. A porta-voz não quis comentar as notícias.

O CEO já foi obrigado a abandonar os alvos para o lucro em agosto, devido a um abrandamento na unidade de corretagem e procura fraca por empréstimos por parte de clientes empresariais. As almofadas de capital também recuaram no segundo trimestre e o lucro líquido afundou 32%.

No entanto, o banco alemão não é o único nesta situação. Instituições financeiras como o Lloyds Banking Group, o Barclays e o HSBC também já optaram pela eliminação de empregos para aumentarem a poupança de custos e fazerem frente ao cenário de taxas de juro baixas.

Apesar das notícias, as ações do Commerzbank recuam apenas 0,3%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Commerzbank vai eliminar 5000 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião