Commerzbank quer despedir 9.600 funcionários

  • Rita Atalaia
  • 29 Setembro 2016

O Commerzbank diz que quer eliminar milhares de postos de trabalho e suspender o pagamento dos dividendos. O banco prevê registar custos de reestruturação de perto de 1,1 mil milhões de euros.

O Commerzbank planeia eliminar 9.600 postos de trabalho e suspender o pagamento de dividendos, num altura em que o CEO, Martin Zielke, tenta aumentar a rentabilidade do banco. Estes esforços incluem uma restruturação que poderá custar mais de mil milhões euros ao banco.

“O banco vai assumir custos de cerca de 1,1 mil milhões de euros (1,2 mil milhões de dólares) para restruturar o negócio”, disse a instituição financeira num comunicado citado pela Bloomberg. O Commerzbank tem como alvo receitas entre 9,8 mil milhões de euros e 10,3 mil milhões de euros até 2020, no âmbito do plano de Martin Zielke. O segundo maior banco da Alemanha também poderá reduzir a dimensão da banca de investimento e fundir unidades.

"O banco vai assumir custos de cerca de 1,1 mil milhões de euros para restruturar o negócio ”

Commerzbank

O jornal alemão Boersen-Zeitung já tinha noticiado que o Commerzbank planeava eliminar 5.000 empregos. Os media sinalizaram que o CEO poderia anunciar estas mudanças esta semana. Os planos são um forte sinal de que Zielke está determinado a reduzir a dimensão do banco parcialmente detido pelo Estado, num período prolongado de taxas de juro negativas e fraca procura por parte dos clientes.

Apesar das notícias, as ações do Commerzbank seguem a recuar 0,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Commerzbank quer despedir 9.600 funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião