Suspeito de esfaquear pessoas na London Bridge abatido pela polícia

Suspeito do ataque foi baleado pela polícia e morreu no local. As autoridades estão a investigar o caso, que está a ser tratado como "incidente terrorista". Ainda não há números oficiais de feridos.

Várias pessoas ficaram feridas e um homem foi abatido a tiro na sequência do incidente desta sexta-feira na Ponte de Londres (London Bridge). A polícia britânica está a investigar o caso. No mesmo dia, mais ao fim da tarde, também na Holanda houve um incidente com arma branca.

As autoridades estão a tratar o ataque como um “incidente terrorista” e o suspeito, que foi baleado pelas autoridades, acabou por morrer no local. Ainda não há números oficiais relativos à existência de vítimas mortais e de feridos, mas de acordo com a BBC (acesso livre, conteúdo em inglês), haverá, pelo menos, dois mortos. As autoridades confirmaram ainda uma detenção.

A polícia adiantou ainda que o suspeito terá tentado esfaquear várias pessoas com recurso a uma arma branca e estaria a usar um engenho explosivo, mas que era falso.

 

O jornalista da BBC John McManus estava no local e disse ter assistido a uma discussão entre várias pessoas na ponte. “De início pensei que era uma alteração”, mas de seguida ouviram-se disparos, afirmou.

Ainda de acordo com a imprensa britânica, a unidade de contraterrorismo está no local, bem como vários meios de emergência e policiais. A polícia estava a afastar os transeuntes do local do incidente, na parte norte da ponte, que une o distrito financeiro com a margem sul do rio Tamisa. A polícia da cidade de Londres exortou a população a manter-se afastada do local.

As reações ao ataque já se fazem sentir. O primeiro-ministro britânico elogiou a coragem prestada pelos serviços de emergência e deixou uma mensagem de apoio às vítimas, bem como, aos seus familiares. “Quero agradecer aos serviços de emergência a sua imensa coragem na resposta a este alegado ataque terrorista. Neste incidente terrível todos os meus pensamentos estão com as vítimas e com os seus familiares”, escreveu o primeiro-ministro britânico no Twitter.

Também a ministra do Interior britânica, Priti Patel, mostrou-semuito preocupada” com o incidente. Ao mesmo tempo, o líder do partido trabalhista, Jeremy Corbyn diz-se “chocado” com o ataque e aproveitou, tal com Boris Johnson, para agradecer à polícia e aos serviços de emergência.

Em 2017 a Ponte de Londres foi palco de um ataque quando duas pessoas foram mortas num atentado reivindicado por apoiantes do grupo jihadista Estado Islâmico, e que prosseguiu em Borough Market, nos arredores, com mais vítimas.

Na Holanda aconteceu uma situação semelhante. A polícia holandesa referiu esta noite que diversas pessoas foram feridas em Haia num aparente ataque com arma branca na principal rua comercial da cidade. Numa mensagem na rede social Twitter, a polícia holandesa referiu que o incidente ocorreu na principal rua comercial da cidade, não avançando mais detalhes.

(Notícia atualizada às 20h31 com notícia do incidente na Holanda)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suspeito de esfaquear pessoas na London Bridge abatido pela polícia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião