Lagarde promete “mente aberta” na estratégia do BCE

Na primeira audição no Parlamento Europeu enquanto presidente do BCE, Christine Lagarde prometeu que o banco central será "resoluto" em restaurar a estabilidade na Zona Euro durante a sua presidência.

Pouco mais de uma semana antes de conduzir a primeira reunião do conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde deixa uma certeza. A revisão da estratégia do BCE será orientada com base em dois princípios: “análise minuciosa e mente aberta”.

A garantia foi deixada por Lagarde na primeira audição no Parlamento Europeu enquanto presidente do BCE. No discurso de abertura da sessão, a antiga diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que o BCE será “resoluto” em restaurar a estabilidade da Zona Euro durante a sua presidência.

“A postura de política acomodatícia do BCE tem sido um dos principais impulsionadores da procura doméstica durante a recuperação, e essa postura mantém-se em vigor“, assegurou em declarações citadas pela Bloomberg.

Esclareceu ainda que “é prematuro entrar em debates acerca da dimensão precisa, direção ou linha temporal para a nossa revisão, já que o assunto ainda não foi discutido minuciosamente pelo Conselho de Governadores”, afirmou Lagarde. “O que posso confirmar, no entanto, é que a revisão de estratégia será guiada por dois princípios: análise minuciosa e mente aberta“.

Durante o discurso, a líder da entidade responsável pela política monetária da Zona Euro reconheceu os efeitos colaterais da política ultra-acomodatícia — taxas de juro negativas, quantitative easing e empréstimos de longo prazo aos bancos — e afirmou que a revisão irá tentar adquirir uma melhor compreensão sobre como as tendências de longo prazo afetam aquilo que o banco central consegue controlar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde promete “mente aberta” na estratégia do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião