Trump anuncia novas tarifas aduaneiras. Wall Street na linha de água

Os mercados norte-americanos estão presos na linha de água, apesar dos dados positivos da indústria chinesa. Decisão de Trump impor novas tarifas aduaneiras mantém investidores em suspenso.

Os dados positivos da indústria chinesa estão a mitigar os receios de abrandamento da economia mundial e a animar os mercados, esta segunda-feira. Ainda assim, Wall Street regista ganhos, embora modestos, face à decisão de Donald Trump de restaurar as tarifas sobre os produtos metálicos importados do Brasil e da Argentina.

O índice de referência, o S&P 500, está a valorizar 0,09% para 3.143,81 pontos. A mesma tendência está a ser seguida pelo tecnológico Nasdaq — que sobe 0,06% para 8.670,98 pontos — e pelo industrial Dow Jones, que avança 0,17% para 28.099,66 pontos.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, a atividade industrial chinesa cresceu ao ritmo mais intenso dos últimos três anos, animando os investidores e mitigando os receios de que a prolongada guerra comercial entre Washington e Pequim pese sobre a economia mundial.

De notar que, na semana passada, os sinais de que um acordo entre as duas potências estaria para breve deram ânimo aos mercados, mas na sexta-feira as tensões voltaram a subir e pressionaram os investidores. Isto porque os Estados Unidos aprovaram um diploma que apoia os protestantes de Hong Kong, o que levou a China a ameaçar retaliações.

Apesar destes confrontos comerciais, a economia norte-americana parece estar a resistir, com a Reserva Federal a garantir agora que só voltará a baixar as taxas de juro se os sinais económicos se deteriorarem.

A contrariar o sentimento positivo está a decisão de Donald Trump de taxar os produtos metálicos importados do Brasil e da Argentina. Essa escolha está mesmo a preocupar os investidores, diminuindo o impacto positivo dos dados chineses referidos.

E depois dos dias descontos da Black Friday e da Cyber Monday terem levado o retalho a máximos de vendas, a Walmart vê os seus títulos avançarem 0,13% para 119,25 dólares esta segunda-feira. As ações da Target também valorizam: sobem 0,33% para 125,42 dólares.

Em sentido inverso e apesar dos sucesso de vendas, a Amazon está a ver os seus títulos recuarem 0,36% para 1.794,29 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump anuncia novas tarifas aduaneiras. Wall Street na linha de água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião