Vista Alegre aumenta capital em 15 milhões. Investidores pagam 1 euro por ação

Procura pelo aumento de capital da Vista Alegre representou quase 150% dos 15 milhões de euros de novas ações oferecidas.

A Vista Alegre conseguiu concluir com sucesso o seu aumento de capital de 15 milhões de euros. Procura dos investidores excedeu a oferta em quase 50%. Novas ações foram vendidas a um euro, a margem mínima.

“A VAA – Vista Alegre Atlantis informa, na sequência do comunicado do passado dia 4 de dezembro, que se concluiu nesta data com sucesso o processo de accelerated bookbuilding junto de investidores qualificados relativo ao anunciado aumento do capital social da Sociedade”, começa por dizer a empresa do setor do vidro e da cerâmica, em comunicado enviado à CMVM, acrescentando que o aumento de capital “foi integralmente subscrito”.

Em causa está a emissão de 15.240.914 de novas ações, com um valor nominal de 0,8 euros, mas pelas quais os investidores pagaram 1 euro, com a Vista Alegre a conseguir assim angariar 15,24 milhões de euros com esta operação.

O preço final que foi fixado ficou junto da margem mínima prevista pela empresa detida em cerca de 90% pela Visabeira. O intervalo máximo previsto para o preço era de 1,15 euros. O comunicado dá ainda conta que a procura total representou cerca de 146,6% do montante da oferta.

“Como anteriormente comunicado, a realização do aumento de capital visa contribuir para a diversificação da base acionista da
Sociedade, bem como para a otimização de fontes de financiamento e o reforço do balanço e dos capitais próprios da Vista Alegre”, relembra ainda a empresa relativamente ao propósito desta operação.

Este aumento de capital acontece um ano depois de a Vista Alegre ter falhado uma operação semelhante, que foi retirada perante o clima de tensão nos mercados internacionais. Depois disso, já em outubro deste ano, a empresa realizou uma emissão obrigacionista de 50 milhões de euros, que lhe permitiu saldar uma dívida de cerca de 40 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos e ao BCP. Estes empréstimos impediam a Vista Alegre de pagar dividendos pelo que a expectativa é que volte a remunerar os acionistas.

Esta sexta-feira realiza-se uma sessão especial de bolsa para a apresentação dos resultados deste aumento de capital, que contará com a presença de administradores da Vista Alegre. Está ainda previsto que a liquidação da oferta ocorra a 10 de
dezembro e que a admissão das novas ações na Euronext Lisbon ocorra “no dia 13 de dezembro de 2019 ou em data próxima”.

(Notícia atualizada às 18h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre aumenta capital em 15 milhões. Investidores pagam 1 euro por ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião