Lista negra da Comissão Europeia inclui companhia aérea que opera em Portugal

Entre as companhias proibidas de operar no espaço aéreo da UE está a STP Airways, uma transportadora são-tomense e que opera a partir do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com aviões fretados.

A Comissão Europeia atualizou esta segunda-feira a lista negra das transportadoras aéreas que são proibidas de voar para a União Europeia. Entre as mais de 100 companhias aéreas que não cumprem os requisitos de segurança de Bruxelas, e que, por isso estão banidas do espaço aéreo europeu, está a STP Airways, uma transportadora de São Tomé e Príncipe e que opera no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Apesar de banida, a empresa continua a operar em Portugal, através de aviões fretados à EuroAtlantic.

A lista é longa e entre as 115 companhias aéreas que estão agora banidas, 109 são certificadas por 15 países, como a Venezuela, Irão, Iraque, Nigéria, Zimbabwe, Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Líbia, entre outros, e as restantes seis são companhias a título individual.

É o caso da STP Airways, a par de todas as companhias são-tomenses. Mas esta não é a primeira vez que a transportadora é incluída na “lista negra” de companhias proibidas de voar no espaço da União Europeia, por questões de segurança. De acordo com o Expresso (acesso condicionado), já em 2009 o tinha sido, mas esta proibição não afetou a operação da transportadora, já que o seu acionista maioritário era a EuroAtlantic. Em Portugal, esta companhia opera de e para o aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, sendo que utiliza aviões fretados pela EuroAtlantic, companhia que não tem qualquer restrição no espaço aéreo europeu.

Por outro lado, das seis companhias a título individual que suscitam dúvidas a Bruxelas estão a Avior Airlines (Venezuela), Iran Aseman Airlines (Irão), Iraqi Airways (Iraque), Blue Wing Airlines (Suriname), Med-View Airlines (Nigéria) e Air Zimbabwe (Zimbabwe).

Esta lista inclui várias companhias angolanas, sendo que a TAAG e a a Heli Malongo estão excluídas da lista. Destaque ainda para as companhias do Gabão, já que todas as companhias certificadas foram libertadas da “lista negra”. “A decisão de hoje [segunda-feira, 9 de dezembro] ilustra os nossos esforços contínuos para oferecer o mais alto nível de segurança. Não apenas para viajantes europeus, mas também para viajantes em todo o mundo, porque a segurança da aviação não conhece fronteiras ou nacionalidades”, disse em comunicado a comissária para os transportes, Adina Vălean.

Há ainda três companhias a voar com restrições: Air Koryo, Air Service Comores e Iran Air. A lista é atualizada periodicamente.

(Notícia atualizada às 15h50 com a informação de que a STP Airways opera em Portugal através de aviões fretados à EuroAtlantic, companhia que não tem qualquer restrição no espaço aéreo europeu).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lista negra da Comissão Europeia inclui companhia aérea que opera em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião