EUA: Bancos precisam de mais 70 mil milhões

  • Rita Atalaia
  • 15 Dezembro 2016

Alguns dos maiores bancos dos EUA precisam de mais 70 mil milhões para fazerem frente a um possível colapso. Apesar de elevado, o valor fica abaixo dos 120 mil milhões registados em outubro de 2015.

Alguns dos maiores bancos de Wall Street precisam de mais 70 mil milhões de dólares para suportarem um eventual colapso. Em outubro de 2015, o valor era quase o dobro, o que mostra que o setor está mais robusto.

Os oito maiores bancos dos EUA precisam de criar almofadas de capital constituídas por dívida de longo prazo que possa ser convertida em ações no caso de falência, de acordo com regras aprovadas hoje pelos reguladores da Reserva Federal dos EUA. Segundo o banco central, são quatro os bancos, sem referir quais, que precisam de cerca de 70 mil milhões de dólares para suportarem um colapso. Um valor que compara com os 120 mil milhões registados em outubro do ano passado.

“Esta exigência significa que os contribuintes vão ficar mais protegidos, porque os maiores maiores terão de pré-financiar os custos da sua própria falência”, explica a presidente da Fed, Janet Yellen, citada pela Bloomberg. Esta regra tem como objetivo impedir uma repetição da crise no setor financeiro, em 2008, ao garantir que as maiores empresas conseguem absorver mais perdas — mesmo depois de falirem.

Os bancos têm até 1 de janeiro de 2019 para cumprirem esta regra. Os bancos podem optar por emitir dívida para reforçarem as almofadas, como aconteceu no ano passado. E os investidores que compram a dívida sabem desde o início que serão sujeitos a perdas caso o banco entre em insolvência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Bancos precisam de mais 70 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião