Crescimento da Zona Euro em mínimo de 20 meses

  • Rita Atalaia
  • 23 Setembro 2016

A economia da área do euro continua a mostrar sinais de abrandamento, com um indicador a mostrar que o ritmo de crescimento recuou para um mínimo de 20 meses no final do terceiro trimestre.

O ritmo de crescimento da economia da zona euro recuou para um mínimo de 20 meses no final do terceiro trimestre, sublinhando o desafio que os responsáveis europeus enfrentam para impulsionar a região.

O índice de gestores de compras (PMI) compósito da zona euro, que inclui os setores dos serviços e indústria, caiu para 52,6 pontos em setembro face à leitura de 52,9 pontos em agosto. Os dados apresentados pela Markit mostram que os serviços abrandaram, enquanto a indústria melhorou.

A Markit revela que o PMI da Zona Euro indica um crescimento de “perto de” 0,3% no terceiro trimestre, o que fica praticamente inalterado em relação ao ritmo registado nos três meses terminados em junho. Ficou “claro que a recuperação económica ainda é frágil e que não está a conseguir obter qualquer tração”, diz o economista sénior da Markit Rob Dobson, à Bloomberg.

O relatório revela que a Alemanha foi a principal responsável pelo abrandamento, com o setor dos serviços a registar um crescimento praticamente nulo. O PMI da maior economia da Europa cedeu para 52,7 pontos, um mínimo de 16 meses, face aos 53,3 pontos em agosto. Já França registou o crescimento mais forte em 15 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento da Zona Euro em mínimo de 20 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião