Monte dei Paschi reabre oferta de troca de dívida

Monte dei Paschi obteve luz verde para reabrir a operação de troca de dívida por capital num esforço final dos responsáveis para evitar a intervenção do Governo italiano no banco.

Num esforço para evitar o resgate público, que vai impor perdas a acionistas e obrigacionistas, o Monte dei Paschi obteve autorização do regulador italiano para reabrir a operação de troca de dívida por capital no âmbito do processo de recapitalização de cinco mil milhões de euros junto de investidores privados.

A oferta de troca de obrigações por ações envolve cerca de 4,5 mil milhões de euros em títulos tier 1 e tier 2, com a operação a ter início esta sexta-feira até às 14h00 do dia 21 de dezembro, revelou o banco italiano em comunicado.

O Monte dei Paschi, que tem até final do ano para terminar o processo de recapitalização, vai avançar com uma troca de mil milhões de euros de títulos híbridos emitidos em 2008. Além disso, tenta convencer os investidores de retalho a converter obrigações subordinadas, no total de 2,1 mil milhões de euros, em ações do banco.

Paralelamente, a instituição procura novos acionistas. Se a operação de troca de dívida for bem-sucedida, o Monte dei Paschi já tem o compromisso de uma injeção de cerca de mil milhões de euros do fundo soberano do Qatar, disposto a acompanhar o aumento de capital, segundo as agências Bloomberg e Reuters.

Esta operação ocorre num momento particularmente sério para um dos bancos mais antigos no Velho Continente. Depois de o BCE ter recusado dar mais tempo ao Monte dei Paschi para realizar o processo de recapitalização, os responsáveis da instituição correm contra o tempo para evitar o resgate público. Algo que já está a ser preparado, de resto, mas que só avançará se for necessária a intervenção estatal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Monte dei Paschi reabre oferta de troca de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião