Há propostas “muito interessantes” pelas barragens da EDP, diz Mexia
António Mexia afirma que as propostas de compra de barragens da EDP são "muito interessantes". Escolha da melhor proposta será feita entre o final deste ano e o início do próximo.
O presidente executivo da EDP, António Mexia, diz que há propostas para a compra das barragens “muito interessantes”. Há vários interessados num processo que poderá ficar concluído no final deste ano, início do próximo, com a elétrica a antecipar um encaixe na ordem dos dois mil milhões de euros.
“Há uma concorrência e uma competição muito interessantes” pelas barragens, começou por dizer o líder da EDP, em entrevista ao Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhola), referindo-se às propostas das empresas espanholas Endesa, Iberdrola e Naturgy. Confrontado com os rumores de que as outras duas empresas tinham desistido da compra e apenas a Iberdrola se mantinha na corrida, o gestor negou.
Diz que a escolha do comprador será feita entre o final deste ano e o início do próximo. “Vamos escolher entre as distintas ofertas entre o final deste ano ou no princípio do ano que vem“, salientou.
A EDP tinha colocado no mercado ativos de energia hidroelétrica, tendo já recebido cinco propostas não vinculativas por parte da Iberdrola, da Endesa e da Engie, bem como dos fundos de investimento Ardian e Brookfield.
O líder da EDP refere ainda que a estratégia da elétrica passa ainda “reduzir a exposição na Península Ibérica, consolidar a posição nos Estados Unidos, o principal mercado exterior, e entrar em novos mercados“. Ainda assim, “reconhece que a rotação de ativos é muito importante para as utilities” e admite estar atento a futuras oportunidades no mercado espanhol ” sempre tendo em conta que o balanço equilibrado e o dividendo são sagrados”.
Confrontado com o facto de a EDP ser “menos verde” que as empresas rivais, por ter 83% do capital da EDP Renováveis, António Mexia esclarece que “a questão não é aparentar ser verde”, sublinhando que a empresa já tentou comprar todo o capital da EDP Renováveis, mas que não teve êxito e que neste momento a prioridade é investir em novos projetos. “Não vamos comprar ações com o dinheiro que podemos dedicar a projetos. Se os investidores quiserem ficar, não há problema”, remata.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há propostas “muito interessantes” pelas barragens da EDP, diz Mexia
{{ noCommentsLabel }}