Partido Conservador britânico oficialmente vencedor após garantir maioria absoluta

  • Lusa e ECO
  • 13 Dezembro 2019

Boris Johnson conquistou mais 43 assentos na Câmara dos Comuns. Jeremy Corbyn anunciou que pretende renunciar às funções.

O Partido Conservador garantiu esta sexta-feira uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, mas, apuradas 613 circunscrições, o partido conquistou 337. Liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, o partido conquistou até agora mais 43 assentos na Câmara dos Comuns do que nas eleições de 2017.

“Parece que ao Governo Conservador foi outorgado um novo e poderoso mandato para a fazer o Brexit, e não só fazer o Brexit, mas para unir o país, levá-lo para a frente e focar nas prioridades do país”, disse, ao discursar na circunscrição de Uxbridge and South Ruisli, na qual era candidato, após o anúncio da sua reeleição.

A nação entrega-nos este mandato histórico, temos de corresponder às expectativas. O Parlamento tem de mudar para que nós no Parlamento estejamos a trabalhar para vós, o povo britânico.

Boris Johnson

Primeiro-ministro do Reino Unido

A nação entrega-nos este mandato histórico, temos de corresponder às expectativas. O Parlamento tem de mudar para que nós no Parlamento estejamos a trabalhar para vós, o povo britânico”, disse Boris Johnson, durante o discurso após a vitória.

“Nos últimos anos temos discutido até sobre o tom da discussão. Vou acabar com esse absurdo e vamos concretizar o Brexit a tempo, a 31 de janeiro, sem ‘ses’, sem ‘mas’, sem ‘talvez’. Deixar a União Europeia (UE) enquanto Reino Unido, retomar o controlo das nossas leis, fronteiras, dinheiro, comércio, sistema de imigração, cumprir o mandato democrático do nosso povo”, continuou.

O Partido Trabalhista, o principal partido da oposição, pelo contrário, perdeu até agora 56 assentos e elegeu 200 deputados. O líder, Jeremy Corbyn, admitiu que a derrota é “muito dececionante” e anunciou que pretende renunciar às funções, após conduzir um “processo de reflexão sobre este resultado e sobre as políticas que vai manter no futuro”.

Não vou liderar o partido numa futura campanha para eleições gerais. [Mas ainda vou] discutir com o partido para garantir que há um processo de reflexão sobre os resultados e sobre as políticas futuras.

Jeremy Corbyn

Líder do Partido Trabalhista

“Não vou liderar o partido numa futura campanha para eleições gerais”, disse, após serem conhecidos os resultados. Contudo, a saída não será imediata. Jeremy Corbyn vai ainda “discutir com o partido para garantir que há um processo de reflexão sobre os resultados e sobre as políticas futuras”.

A líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson, falhou a reeleição como deputada na circunscrição escocesa de Dumbartonshire East por uma margem de 149 votos para Amy Callaghan, do Partido Nacionalista Escocês (SNP). O SNP já elegeu 46 deputados, mais 13 do que em 2017, enquanto os Liberais Democratas só garantiram oito.

Cerca de 46 milhões de britânicos votaram esta quinta-feira nas eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, as terceiras em menos de cinco anos, convocadas pelo Governo para tentar desbloquear o impasse criado no Parlamento pelo processo de saída do país da UE. A votos estiveram os 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, aos quais concorreram 3.322 candidatos.

UE está pronta a negociar futuro relacionamento, diz Presidente Conselho Europeu

A UE está “pronta” para negociar o futuro relacionamento com o Reino Unido, disse esta sexta-feira o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que representa os 27 países da União, após a ampla vitória de Boris Johnson nas eleições britânicas.

“A União Europeia está pronta para a próxima fase. Vamos negociar um acordo comercial que permitirá que as regras do jogo sejam equitativas”, afirmou Michel no momento em que chegava para o segundo dia da cimeira europeia, em Bruxelas.

O presidente do Conselho Europeu pediu ao Parlamento britânico que ratifique “rapidamente” o acordo para uma retirada ordenada do Reino Unido da União Europeia.

Charles Michel felicitou Boris Johnson pelo resultado das eleições e pediu a Westminster que “ratifique rapidamente” o acordo do “Brexit” para “calmamente, mas com grande determinação, iniciar a negociação na próxima fase”.

O presidente do Conselho Europeu disse que isso será “importante para garantir os interesses do mercado interno” e para ter um “relacionamento próximo no futuro” com Londres.

O Partido Conservador garantiu uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas realizadas quinta-feira, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, mas, apuradas 613 circunscrições, o partido conquistou 337.

Liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, o partido conquistou até agora mais 43 assentos na Câmara dos Comuns do que nas eleições de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partido Conservador britânico oficialmente vencedor após garantir maioria absoluta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião