Governo aumenta transferências para a Madeira e Açores em quase seis milhões de euros
No anterior Governo, só por uma vez -- em 2018 -- o Executivo liderado por António Costa aumentou de forma expressiva as transferências para as regiões. Madeira perde 25 milhões de fundos de coesão.
O Governo vai aumentar as transferências do Orçamento do Estado para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira em mais de 3% em 2020, de acordo com uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020. A Madeira recebe mais 5,9 milhões de euros e os Açores mais 5,6 milhões.
No próximo ano, os governos de Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque vão receber mais dinheiro do Orçamento do Estado. Os dois presidentes, que estiveram em Lisboa nas últimas semanas para conversar com António Costa sobre as preocupações com o próximo Orçamento, vão ver as verbas que recebem do Orçamento do Estado reforçadas.
No caso dos Açores, o aumento da transferência é equivalente a 3,03%, cerca de 5,6 milhões de euros. Já a Madeira, vai receber mais 5,9 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 3,3%.
Este é apenas o segundo aumento expressivo que as regiões recebem com os governos de António Costa. Em 2017, as transferências até foram reduzidas, tal como aconteceu em 2019.
A Região Autónoma dos Açores também irá receber mais cerca de três milhões de euros de verbas relativas ao Fundo de Coesão, que se destina a apoiar exclusivamente programas e projetos de investimentos constantes dos planos anuais de investimento das regiões autónomas.
Já a Madeira terá uma redução substancial nestas verba, que passam dos quase 71 milhões de euros em 2019 — valores muito semelhantes ao que recebeu pelo menos desde 2016 — para apenas 45,7 milhões de euros, ou seja, menos 25 milhões que o previsto no Orçamento deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aumenta transferências para a Madeira e Açores em quase seis milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}