Corte de 15% nas pensões cai para controladores aéreos

  • ECO
  • 6 Janeiro 2020

O diploma que elimina o fator de sustentabilidade vai retirar aos controladores de tráfego aéreo o corte de 15% nas pensões quando estes se reformem aos 58 anos.

A eliminação do fator de sustentabilidade traz boas notícias para várias profissionais, especialmente para os controladores de tráfego aéreo. Isto porque estes profissionais vão deixar de estar sujeitos ao corte de 15% nas pensões quando se reformarem aos 58 anos, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

O diploma do Governo que elimina o fator de sustentabilidade, que ainda está a ser negociado, aplica-se a várias profissões de desgaste rápido e, em alguns casos, com grande capacidade reivindicativa, como bailarinos, trabalhadores dos portos e pescadores. E ainda os controladores de tráfego aéreo, mas também os pilotos, embora o impacto dependa das regras de cada regime.

No caso dos controladores de tráfego aéreo, a reforma aos 58 anos é uma obrigação. “Por exemplo, em 2019 foram aplicados cortes de 14,5% nas pensões dos controladores de tráfego aéreo que se reformaram aos 58 anos, apesar de este ser o seu limite de idade” para funções operacionais, adiantou fonte oficial da direção do Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA) ao Negócios.

“Com este decreto-lei, o fator de sustentabilidade deixa de ser aplicado aos controladores de tráfego aéreo”, cerca de 330 pessoas, “o que faz todo o sentido pois aos 58 anos termina a possibilidade de exercerem funções operacionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corte de 15% nas pensões cai para controladores aéreos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião