Atividade económica e consumo privado estabilizam em dezembro de 2019

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2020

Em dezembro do ano passado, os indicadores que medem a atividade económica e o consumo privado estabilizaram, pelo segundo mês consecutivo.

Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado mantiveram-se estáveis em dezembro de 2019 pelo segundo mês consecutivo, divulgou esta sexta-feira o Banco de Portugal (BdP).

“Em dezembro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica manteve-se estável pelo segundo mês consecutivo. O indicador coincidente mensal para o consumo privado também se manteve inalterado”, lê-se no comunicado do banco central.

No último mês de 2019, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se nos 1,9%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado permaneceu nos 2,7%.

Considerando o trimestre terminado em dezembro, a taxa de variação homóloga dos indicadores para a atividade económica e para o consumo privado também se mantiveram inalteradas nos 1,9% e 2,7%, respetivamente.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 2,1% (2,5% no período homólogo de 2018), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,4% (2,6% em 2018).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são “indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica e consumo privado estabilizam em dezembro de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião