É oficial: Pensões até 877,6 euros sobem 0,7% este ano

Foi publicada em Diário da República a Portaria que atualiza o IAS, indexante que determina os valores deste ano para pensões e de prestações sociais como o subsídio de desemprego, de doença e morte.

O Ministério das Finanças e o Ministério do Trabalho publicaram, esta sexta-feira, em Diário da República as portarias que atualizam o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e que, consequentemente, determinam o valor das prestações sociais a vigorar em 2020, nomeadamente o das pensões. No caso das pensões mais baixas, a aplicação deste IAS implica uma subida de 0,7% no respetivo valor.

O novo IAS para este ano foi assim estipulado nos 438,81 euros, confirmando os cálculos feitos pelo ECO, em novembro, a partir da variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, em novembro.

À boleia dessa atualização, as pensões mais baixas até ao limite de 877,62 euros vão subir 0,7%, já a partir deste mês de janeiro. Os restantes pensionistas também vão ver as suas pensões engordar. Para as pensões entre 877,6 euros (duas vezes o Indexante dos Apoios Sociais) e 2.632,8 euros (seis vezes o Indexante dos Apoios Sociais), a subida vai ser de 0,24%. Já as pensões de valor superior a 2632,86 euros não são objeto de atualização.

A indicação do IAS que se irá aplicar este ano, irá ainda puxar por prestações sociais como o rendimento social de inserção e os subsídios de doença e por morte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: Pensões até 877,6 euros sobem 0,7% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião