Salários dos trabalhadores da Caixa vão subir 0,9%

A Caixa Geral de Depósitos tem atualmente 7.100 trabalhadores, sendo que saíram 575 em 2019. Para 2020, o banco prevê a saída de outras 470 pessoas.

Os salários dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos vão subir, em média, 0,9% a partir de abril. O anúncio foi feito pelo CEO Paulo Macedo, na apresentação de resultados relativos a 2019 do banco, com o gestor a explicar que quem recebe menos vai ter aumentos salariais acima desta média.

“Fechámos esta semana o acordo com os sindicatos. É sempre feito de cedências de parte a parte. É sempre uma questão de equilíbrio”, afirmou Paulo Macedo. O CEO explicou que “os salários mais baixos vão subir acima desse valor” e que, este ano, irão aumentar também o número de promoções por mérito.

O acordo de empresa abrange todos os sindicatos e levou o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) a desconvocar a greve que tinha marcado, de acordo com Paulo Macedo. O SBN tinha mesmo pedido a intervenção do Governo para conciliar as negociações com administração da CGD por considerar que havia intransigência no processo negocial por parte do banco público.

Em causa está a revisão do Acordo de Empresa que, segundo o sindicato, define o enquadramento laboral no grupo financeiro nos próximos dois anos. Com o regresso aos lucros, o banco tem vindo a realizar aumentos salariais, mas inferiores a 1%, o que tem levado a contestação por parte dos sindicatos.

A Caixa Geral de Depósitos tem atualmente 7.100 trabalhadores, sendo que saíram 575 em 2019, segundo as contas anuais, em linha com o previsto no plano estratégico. Para 2020, o banco público prevê reduzir o número de funcionários em mais 470 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários dos trabalhadores da Caixa vão subir 0,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião