Europa corrige após fortes subidas. Família EDP salva Lisboa

A bolsa nacional fechou a semana com ganhos ligeiros. EDP e EDP Renováveis "salvaram" a praça lisboeta, invertendo o sentimento das praças europeias.

A bolsa de Lisboa terminou a semana pintada de vermelho, mas conseguiu “escapar” às perdas sentidas na Europa. Apenas cinco das 18 cotadas fecharam a sessão em terreno positivo, mas a valorização expressiva da EDP e da EDP Renováveis levou a praça nacional a ganhos ligeiros.

O PSI-20 fechou a subir 0,05% para 5.289.93 pontos, acumulando um ganho semanal de 0,72%. A praça lisboeta contrariou, assim, a tendência sentida na Europa, num dia em que o Stoxx 600 desvalorizou 0,32% para 424,13 pontos, corrigindo os fortes ganhos dos últimos dias, perante uma a epidemia do coronavírus, cujo impacto está a gerar receios em torno da economia mundial.

Ainda assim, esta sessão coloca o ponto final numa semana de fortes valorizações nos ativos de risco, depois das quedas provocadas pelo vírus que já matou mais de meio milhar de pessoas, sobretudo na China. O principal índice europeu acumulou um ganho de 3,32%, registando a melhor semana desde novembro de 2018.

Na praça portuguesa, esta sexta-feira, 11 cotadas fecharam em terreno negativo, cinco no “verde” e duas mantiveram-se inalteradas. O grande destaque da sessão foi para o grupo EDP, que conseguiu segurar a praça lisboeta. A EDP Renováveis somou 2,67% para 12,30 euros, enquanto a EDP avançou 1,42% para 4,59 euros.

Em contraciclo, a Nos deslizou 1,51% para 4,57 euros por ação, no dia em que o Governo apresentou a estratégia nacional para a quinta geração de redes de comunicações.

Nota negativa ainda para os títulos da Mota-Engil. A empresa liderada por Gonçalo Moura Martins recuou 1,77% para 1,675 euros, liderando as quedas entre as cotadas do PSI-20.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa corrige após fortes subidas. Família EDP salva Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião