16 países da UE crescem mais que Portugal. Maiores parceiros comerciais estão pior

As novas previsões da Comissão Europeia colocam Portugal na 17.ª posição na lista dos países da UE. Motores do euro e principais parceiros comerciais crescem menos que Portugal.

A economia portuguesa avança mais que a média da União Europeia (UE) este ano, mas quando ordenada a lista dos estados-membros do que mais cresce para o que menos cresce, Portugal ocupa a 17.ª posição no ranking de 27 países que formam o bloco europeu.

Bruxelas publicou esta quinta-feira as previsões intervalares de inverno onde atualiza as projeções apresentadas no outono passado. Nas contas do executivo comunitário, o PIB português sobe este ano 1,7%, acima dos 1,4% previstos para a UE e dos 1,2% na Zona Euro.

À frente de Portugal, na comparação entre todos os países, estão Malta, com uma previsão de crescimento económico de 4%, ocupando assim o primeiro lugar no ranking dos estados-membros. Para a Irlanda, Chipre e Grécia – que atravessaram processos de ajustamento -, Bruxelas antecipa aumentos do PIB de 3,6%, 2,8% e 2,4%, respetivamente.

Apesar de Portugal estar a crescer acima das médias comunitárias (tanto UE como Zona Euro), a comparação com os principais parceiros comerciais é desfavorável. A Comissão vê Espanha a crescer 1,6%, menos uma décima que Portugal, a Alemanha e a França a crescer apenas 1,1%. A estes países junta-se a Itália — outro dos países com maior peso no conjunto da UE e da Zona Euro — que deverá ver o PIB a subir apenas 0,3%.

Embora na UE e na ZE, as previsões da Comissão apontem para uma estabilização entre 2019 e 2020 — com crescimentos de 1,4% e 1,2% em cada um dos blocos para cada um dos anos –, são 20 os países onde se regista um abrandamento (entre eles Portugal), cinco aqueles onde este ano será melhor que o anterior e dois onde se manterá igual.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

16 países da UE crescem mais que Portugal. Maiores parceiros comerciais estão pior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião