Lisboa lança concurso para transportes de 1,2 mil milhões

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2020

Os novos contratos irão resultar num reforço da oferta de transportes públicos em Lisboa de 43%, incluindo mais carreiras nas horas de ponta dos dias úteis, mas também ao fim de semana e à noite.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai lançar esta terça-feira o concurso público internacional para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros. Os contratos totalizam cerca de 1,2 mil milhões de euros e têm sete anos de duração, segundo apurou o Jornal de Negócios (acesso pago).

O concurso visa substituir as concessões atualmente em vigor, estando em causa quatro lotes diferentes, dois na margem norte e dois na margem sul do Tejo. Nem a empresa de transportes públicos de Lisboa Carris nem as empresas municipais de Cascais e Barreiro podem participar no concurso e o mesmo concorrente não poderá ficar com todos os lotes, de acordo com o jornal.

O objetivo da AML é que a decisão quanto à adjudicação seja tomada até ao verão e que a entrada em vigor aconteça até final do ano. O Jornal de Negócios acrescenta que os novos contratos resultarão num reforço da oferta de transportes públicos em Lisboa de 43%, incluindo mais carreiras nas horas de ponta dos dias úteis, mas também ao fim de semana e à noite. Os novos autocarros serão amarelos e vão operar com a marca Carris Metropolitana.

Depois da redução dos preços dos passes sociais, a procura por transportes públicos aumentou. Como consequência, o Governo inscreveu, no Orçamento do Estado para 2020, um novo programa semelhante, mas para reforçar a oferta de transportes públicos: é o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público e vai ter uma dotação de 15 milhões de euros por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lança concurso para transportes de 1,2 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião