Nestas três aldeias portuguesas, o cowork é no meio da montanha

Uma escola primária, uma casa e um salão polivalente desocupados vão ganhar uma nova vida como espaços de cowork rurais, em três aldeias da Rede Aldeias de Montanha. No arranque será gratuito.

Em Lapa dos Dinheiros, será reaproveitada uma escola primária desocupada. Em Videmonte, uma casa. Em Alvoco das Várzeas um salão polivalente. Serão todos transformados em espaços de cowork rurais, um projeto financiado pelo Programa Juntar+, em resultado de uma candidatura submetida pelas juntas de freguesia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha ADIRAM.

O objetivo é criar espaços de trabalho ou incubação de ideias em ambiente de aldeia e conjugar a conceção e design dos espaços com os princípios da economia circular e envolver as comunidades locais na sua materialização.

Numa primeira fase, a utilização destes espaços será gratuita, garante a ADIRAM, passando depois a ser cobrado um “pagamento simbólico”.

A população local será parte integrante do processo de reabilitação e cocriação destes espaços. Já a aproximação ao mercado potencial destes espaços de trabalho criativos, inusitados e inspiradores é feita por via da sua inclusão em plataformas nacionais e internacionais que disponibilizam experiências de trabalho assentes no conceito de coworking”, garante Francisco Rolo, presidente da direção da ADIRAM.

Aldeia de Videmonte, na Guarda.

“A adaptação destas infraestruturas a espaços de cowork, com incorporação de eco-design fortemente marcado pela identidade das Aldeias de Montanha, permite não só recuperar e dar função aos espaços para múltiplos fins no contexto comunitário das vivências das Aldeias, mas também possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre as populações locais e freelancers ou nómadas digitais, que ali queiram ter experiências de trabalho temporárias”, refere a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, em comunicado.

Os coworks rurais vão ter wifi e tecnologia de ponta que permitem aos utilizadores trabalhar remotamente. Lapa dos Dinheiros tem fibra ótica e vai ser instalada em Alvoco da Várzeas e Videmonte. Os espaços de cowork deverão estar prontos até setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nestas três aldeias portuguesas, o cowork é no meio da montanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião