Revista de imprensa internacional

  • Ana Luísa Alves
  • 22 Dezembro 2016

Esta quinta-feira o olhar internacional cai sobre a Uber, o Brexit, e os laços comerciais que a União Europeia está a tentar reforçar com a Turquia. Na Alemanha é a caça ao homem que faz manchete.

A vida da Uber não tem sido fácil. Depois de ter saído da China, e de os lucros não terem feito face às despesas do terceiro trimestre, agora foi na Califórnia que foram banidos os carros autónomos, que circulavam sem autorização. Ainda nos EUA, é o Goldman Sachs que vai ser multado por ter manipulado o mercado. Na Europa, são os pequenos comerciantes a sofrer com a saída do Reino Unido da União Europeia. Por outro lado, a Comissão Europeia está a tentar reforçar os laços comerciais com a Turquia. Já na Alemanha, continua a caça ao autor do mais recente atentado terrorista contra um mercado de natal em Berlim.

Bloomberg

Uber trava programa de carros autónomos na Califórnia

A empresa norte-americana retirou os carros que não precisam de condutor das ruas de São Francisco depois de o estado da Califórnia ter revogado as restrições a estes veículos. Isto vai ter um impacto de 16 carros, disse em comunicado o Departamento dos Veículos Motores norte-americano. A Uber disse na semana passada que os carros andavam nas ruas de São Francisco ainda sem a permissão das autoridades. (Artigo em inglês).

Financial Times

Bruxelas vai reforçar os laços comerciais com a Turquia

A Comissão Europeia está a caminhar no sentido reforçar os laços comerciais europeus com a Turquia, apesar do complicado processo de adesão do país à União Europeia, e sobretudo por causa do desconforto manifesto dos responsáveis europeus para com o presidente Tayip Erdogan. Isto acontece uma semana depois de a Áustria ter tentado, sem sucesso, parar as negociações entre a União Europeia e Ancara. (Artigo em inglês)

The Times

O Brexit está a castigar os pequenos comerciantes

As lojas mais pequenas no Reino Unido são as que mais sofrem com o Brexit. A inflação e o abrandamento das vendas têm resultado num “stress significante”, para o pequeno retalho, alerta a consultora Begbies Traynor. Embora as vendas nas grandes avenidas britânicas não estejam a sentir na pele o resultado da votação do passado dia 23 de junho, entre as mais pequenas a situação começa a ser desesperante. Há 21.802 retalhistas, mais 6% qu há um ano, que admitem estar a passar por situações de aperto. (Artigo em inglês)

Financial Times

Goldman Sachs multado por manipulação de mercado

OGoldman Sachs vai ter de pagar 120 milhões de dólares (115 milhões de euros) para encerrar um processo judicial por manipulação de taxas de juro. A entidade reguladora do mercado de derivados nos EUA (CFTC, na sigla inglesa) divulgou esta quarta-feira que vários operadores do Goldman Sachs usaram transações e falsos relatórios para manipularem o valor de referência entre 2007 e 2012. (Acesso pago/Artigo em inglês)

The Guardian

Caça ao homem continua

Foi emitido um mandato de captura internacional para Anis Amri, um tunisino de 24 anos, suspeito de ter levado a cabo o ataque desta terça-feira em Berlim, na Alemanha. Recorde-se que, na terça-feira, um camião abalroou uma feira de natal na capital alemã e fez pelo menos 12 mortos e vários feridos. O ataque foi considerado um ato terrorista e as autoridades prenderam um paquistanês que afinal, não estava envolvido no atentado. (Artigo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião