Hoje nas notícias: Devedores, faturas e medicamentos

  • ECO
  • 24 Fevereiro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana começa com a notícia de que o Banco de Portugal vai apertar o cerco à gestão da banca nos grandes devedores, mas também que as comunicações de suspeitas de branqueamento de capitais aumentaram 43% no ano passado. Destaque ainda para a queda de 12% de faturas declaradas ao Fisco e para as despesas que os portugueses têm com medicamentos, cada vez maiores.

BdP aperta cerco à gestão da banca nos grandes devedores

Banco de Portugal está a apertar o cerco aos gestores dos bancos. Enviou uma carta circular às administrações das instituições financeiras em que pede que definam as regras internas sobre quais os clientes que consideram de risco elevado. Será com base nesses critérios que, havendo falhas que levem a perdas com financiamentos, como aconteceu no passado, os administradores serão responsabilizados. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Comunicações de suspeitas de branqueamento de capitais aumentaram 43%

No ano passado, a Procuradoria-Geral da República recebeu 8.974 comunicações de operações suspeitas no âmbito da lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento de terrorismo. Este número representa um aumento de 43% face aos 6.271 casos registados em 2018. Embora não se conheça quantas comunicações efetuou cada entidade, sabe-se que 407 foram feitas no âmbito da lei do branqueamento de capitais. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Contribuintes declararam menos 126 milhões de faturas

No ano passado, foram declaradas à Autoridade Tributária 958,4 milhões de faturas com contribuinte, um número que mostra uma redução de 126,5 milhões (11,6%) face a 2018 e que representa uma quebra na despesa do Estado com os reembolsos de IRS. De todas estas faturas, 820 milhões já foram validadas pelos contribuintes, mas há ainda muitas que estão por classificar de acordo com o tipo de despesa dedutível e esse procedimento tem de ser feito até esta terça-feira. Leia a notícia completa no Diário de Notícias

Ana Gomes faz baixar votação em Marcelo nas Presidenciais de 2021

Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se como o favorito na corrida para as eleições presidenciais do próximo ano, mas regista uma queda de dez pontos percentuais face a janeiro, no barómetro deste mês da Intercampus. Nesta sondagem já se incluiu a ex-eurodeputada Ana Gomes, possível candidata a Belém, o que reduziu a margem do atual Presidente da República. Leia a notícia completa no Correio da Manhã

Portugueses gastam cada vez mais dinheiro em medicamentos

Os portugueses estão a gastar cada vez mais dinheiro com medicamentos e, atualmente, cada utente paga, em média, 68,38 euros com estas despesas. Na lista dos medicamentos mais consumidos estão os antidiabéticos. Em contrapartida, o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 80 milhões de euros em apenas um ano. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Devedores, faturas e medicamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião