Concorrentes às obras da Metro do Porto com prazo alargado até 9 de março

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2020

Os concorrentes às obras da nova Linha Rosa e do prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto podem apresentar propostas aos dois concursos até 9 de março.

Os concorrentes às obras da nova Linha Rosa e do prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto têm até 9 de março para apresentarem propostas aos dois concursos, cujo prazo foi esta segunda-feira prorrogado por duas semanas.

Os avisos da prorrogação foram publicados esta segunda-feira em Diário da República (DR) pela Metro do Porto, sendo esta a segunda prorrogação de prazo anunciada em menos de um mês.

Fonte da Metro do Porto disse à agência Lusa que o objetivo deste novo prazo é permitir que os concorrentes pré-qualificados façam perguntas e pedidos de esclarecimentos sobre os cadernos de encargos.

Inicialmente o prazo para entrega de propostas terminava em 18 de fevereiro, tendo passado para 23 de fevereiro e esta segunda-feira para 9 de março.

De acordo com a Metro do Porto, para cada concurso foram pré-qualificados sete concorrentes.

Os concursos para as duas empreitadas foram lançados no início de abril, tendo o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que tutela os transportes urbanos, apontado então para um prazo de três anos para a conclusão.

O aviso inicial publicado no DR indicava 42 meses (quatro anos) como “prazo de execução do contrato” da construção da Linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.

Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR era de 34 meses (dois anos e 10 meses), com o valor base de 95 milhões de euros.

Representando um investimento total de 307 milhões de euros, o prolongamento da Linha Amarela diz respeito ao troço entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, e a Linha Rosa será feita entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.

O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, tendo em 2019 ultrapassado os 71 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.

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