Mais juízes podem ser constituídos arguidos na Operação Lex

  • ECO
  • 2 Março 2020

O atual presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento e outro juiz daquele tribunal podem ser constituídos arguidos nesta investigação.

Rui Rangel, Fátima Galante e Luís Vaz das Neves poderão não ser os únicos juízes sobre os quais existem indícios criminais no âmbito da Operação Lex. O Ministério Público está a analisar a possibilidade de constituir mais dois juízes arguidos, nomeadamente Orlando Nascimento, atual presidente da Relação de Lisboa e um juiz daquele tribunal, que também interveio num dos casos cuja distribuição de processos terá sido viciada, avançou o Público (acesso condicionado).

Ambos terão sido ouvidos pela procuradora Maria José Morgado e pelo colega Vítor Pinto, atuais titulares do inquérito, numa sala do Supremo Tribunal de Justiça, em final de janeiro.

O juiz Orlando Nascimento foi o relator, todavia os investigadores referem que a distribuição foi viciada. Como avança o Público a suspeita resulta de mensagem trocadas entre Rangel, que era parte no litígio em causa, e Vaz das Neves, pedindo-lhe para interferir na distribuição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais juízes podem ser constituídos arguidos na Operação Lex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião