Há mais um caso de coronavírus confirmado em Portugal. É uma mulher em Lisboa

  • ECO
  • 4 Março 2020

O novo coronavírus “chegou” a Portugal na segunda-feira, depois de já vários casos suspeitos terem dado negativo. Há atualmente quatro casos confirmados no Porto e outros dois em Lisboa.

Há mais um caso de coronavírus confirmado em Portugal. Trata-se de uma mulher residente em Lisboa, segundo dados da Direção Geral de Saúde (DGS), citados pelo Diário de Notícias (acesso livre). A paciente tem entre 40 e 49 anos. São agora seis os infetados com Covid-19 no país: quatro no Porto e dois em Lisboa.

Este é o segundo caso da doença em Lisboa e também o segundo de contágio já dentro país, já que os outros casos foram importados. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, dores musculares e cefaleias.

O novo coronavírus “chegou” a Portugal na segunda-feira, depois de já vários casos suspeitos terem dado negativo. Atualmente, o número de casos suspeitos subiu para 117, atualizou também a DGS.

Os dois primeiros casos no país dizem respeito a um médico de 60 anos que esteve de férias no norte de Itália e um outro homem de 33 anos que esteve em Valência, Espanha. Na terça-feira soube-se que um é um terceiro homem (de 60 anos e internado no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto) e outro de 37 anos (internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa) também estavam infetados.

Esta quarta-feira, já tinham dado positivo os testes a mais um português de 44 anos vindo de Itália. O homem está internado no Hospital de São João no Porto.

Portugal para já não vai decretar estado de alerta, sendo a prioridade conter o vírus e pôr em prático os vários planos de contingência. O Governo também já anunciou uma linha de apoio financeiro às empresas que possam estar a ser afetadas.

A nível global, a epidemia do novo coronavírus, que provoca a doença designada por Covid-19, e que teve origem na província de Hubei, na China, já infetou mais de 95.000 pessoas, das quais 3.254 morreram e e mais de 51.000 curaram-se, segundo o último balanço do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

(Notícia atualizada às 21h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais um caso de coronavírus confirmado em Portugal. É uma mulher em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião