Bitcoin: a moeda virtual atinge máximos históricos

  • Ana Luísa Alves
  • 23 Dezembro 2016

A moeda virtual atingiu um novo nível recorde. A bitcoin está em máximos desde janeiro, e já duplicou o seu valor só este ano.

A bitcoin está cada vez mais na moda. Prova disso é a ascensão da moeda virtual, que subiu 5% para os valores mais altos dos últimos três anos, depois de ter duplicado o seu valor em 2016. O valor total da moeda virtual em circulação estava, esta quinta-feira, nos 14 mil milhões de dólares.

O preço de uma bitcoin chegou esta quinta-feira aos 875 dólares na Bitstamp na Europa. Este é o valor mais alto desde janeiro de 2014, e a melhor sessão intradiária em seis meses.

A cotação da bitcoin alcançou um novo máximo desde janeiro de 2014 — no início de 2017 estava a valer 435 dólares –, e encontra-se nos 875 dólares, um desempenho que os especialistas atribuem à queda do yuan, a moeda chinesa que já desvalorizou mais de 7% em 2016.

Segundo noticia o The Guardian, este aumento da moeda virtual prende-se com o facto de conseguir mover dinheiro em todo o mundo, de modo rápido e em anonimato, o que a torna atrativa para aqueles que querem contornar os controlos das maiores cidades.

Charles Hayter, o fundador do site de análise de dados Crypto Compare, disse ao jornal britânico que, se a tendência se mantiver, “a moeda virtual pode passar a ser usada como uma quebra nas normais globais enquanto mecanismo de segurança”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin: a moeda virtual atinge máximos históricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião