UE desaprova bloqueio de Trump aos voos da Europa

Ursula von der Leyen e Charles Michel reprovam a decisão de Donald Trump de impedir os voos da Europa para os EUA durante 30 dias. Dizem que a "crise do coronavírus é global". Requer "cooperação".

Donald Trump decidiu fechar a porta dos EUA aos voos com origem no continente europeu. Um bloqueio temporário — durará 30 dias — que a União Europeia (UE) “desaprova”. Ursula von der Leyen e Charles Michel, numa nota conjunta, criticam a atuação do presidente dos EUA, afirmando que a crise do coronavírus é global, exigindo cooperação entre todos os países.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão de todos os voos oriundos de países da UE para prevenir a propagação do novo coronavírus. “Para impedir que novos casos entrem em nosso país, suspenderei todas as viagens da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias”, afirmou Trump.

Em resposta, a UE diz que “desaprova a decisão dos EUA de imporem a proibição” aos voos com origem da Europa. Essa decisão “foi tomada de forma unilateral sem qualquer consulta”, dizem a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu.

"O coronavírus é uma crise global, não está limitada a qualquer continente e requer cooperação e não uma ação unilateral.”

Von der Leyen e Charles Michel

“O coronavírus é uma crise global, não está limitada a qualquer continente e requer cooperação e não uma ação unilateral”, atiram Von der Leyen e Charles Michel, rematando que a UE está a tomar “decisões musculadas para limitar a propagação do vírus”.

Logo após a decisão de Trump, Charles Michel tinha reagido à decisão de Trump, criticando-a. Alertou que à luz da pandemia, os EUA deveriam “evitar a disrupção económica” da UE.

Salientou, nessa primeira reação, que a UE “está a tomar todas as medidas necessárias para conter a propagação do Covid-19, limitar o número de pessoas afetadas e apoiar a investigação”, tentando assim responder às inquietações manifestadas pela administração norte-americana.

(Notícia atualizada às 11h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE desaprova bloqueio de Trump aos voos da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião