BPI isenta comerciantes de comissões nos terminais de pagamento

Além da operacionalização da linha de crédito lançada pelo Governo, o BPI também vai isentar os comerciantes do pagamento de comissões nos terminais de pagamento automático.

Foram vários os bancos que já anunciaram medidas de apoio às empresas para mitigar os efeitos da crise provocada pela pandemia do Covid-19. Agora foi a vez do BPI. Os apoios incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades nos terminais de pagamento automático (TPA) para comerciantes e ainda o alargamento dos serviços nos canais digitais.

“O objetivo destas medidas extraordinárias é reduzir a pressão sobre a tesouraria das empresas, grandes e pequenas, de todos os setores de atividade, num contexto em que a sua atividade corrente — produtivo e/ou comercial — sofreu um impacto excecional, originando uma redução do volume de negócios”, explica o banco liderado por Pablo Forero.

Quais são as medidas?

  • Linha Capitalizar 2018-Covid-19: lançada pelo Governo, esta linha já está a ser dinamizada proativamente pelo banco junto dos clientes mais afetados pelo surto. Tem um prazo de vigência até 31 de maio de 2020, podendo ser prorrogado o prazo. Esta linha prevê 160 milhões para “Fundo de Maneio” e de 40 milhões para “Plafond de Tesouraria”, com um montante máximo de 1,5 milhões por empresa.
  • Isenções nos terminais de pagamento automático para comerciantes: foi eliminada a comissão mínima nas transações realizadas nos TPA. Também foi suspensa a cobrança da mensalidade para os comerciantes que encerrem a sua atividade temporariamente — a isenção vigorará durante todo o período em que o estabelecimento estiver encerrado. “Estas medidas permitem apoiar um setor que enfrenta uma diminuição significativa da sua atividade económica e promover a utilização e aceitação de pagamentos eletrónicos”, diz o BPI.
  • Alargamento dos serviços para empresas nos canais digitais: o banco está a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de empresas e está a alargar os serviços disponíveis nesse canal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI isenta comerciantes de comissões nos terminais de pagamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião