Continental fecha no dia 22. Em Famalicão, 3.400 trabalhadores vão para casa

  • ECO
  • 19 Março 2020

Para assegurar os pagamentos aos trabalhadores, vão ser acionados mecanismos como os créditos de férias de anos anteriores.

A Continental decidiu suspender a laboração a partir de dia 22 deste mês, pelo menos durante duas semanas, devido à pandemia do novo coronavírus, avança o Jornal de Negócios (acesso livre). Os cerca de 3.400 trabalhadores do grupo em Portugal, grande parte em Famalicão, irão assim para casa durante pelo menos este período.

A decisão já foi comunicada à comissão de trabalhadores, que mostrou “recetividade e compreensão”, adiantou a empresa à publicação. A maioria dos trabalhadores da multinacional alemã em Portugal estão ao serviço de empresas do grupo instaladas em Famalicão.

Perante esta situação, de forma a assegurar os pagamentos para os trabalhadores que terão de ficar em casa, vão ser acionados mecanismos como os créditos de férias de anos anteriores, débitos de horas extraordinárias existentes, majoração de férias do ano em curso e férias de 2020.

Esta suspensão não vai invalidar a ampliação da fábrica de pneus da Continental em Lousado para o próximo ano. Um investimento de 100 milhões de euros, que já foi anunciado o ano passado e prevê a criação de mais 100 postos de trabalho. Fonte oficial da Continental, explicou ao ECO que “o recrutamento já arrancou e vamos continuar a recrutar depois da crise passar”. “Esta pandemia, à partida, não vai atrasar prazos neste processo de expansão e estamos confiantes que vamos conseguir recuperar”, refere.

Segundo a Continental, o objetivo é que “os trabalhadores estejam preparados, que recebam toda a informação teórico-prática para quando o projeto arrancar, em 2021, estarem operacionais e preparados para operarem com novo equipamento”, refere fonte da Continental.

(Notícia atualizada às 15h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Continental fecha no dia 22. Em Famalicão, 3.400 trabalhadores vão para casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião