Petróleo recupera e já está acima dos 30 dólares

O barril de petróleo já vale mais de 30 dólares, em Londres, recuperando do tombo registado há dois dias. Na quarta-feira, o brent afundou para o valor mais baixo desde 2003.

Depois de na quarta-feira ter tocado em mínimos de duas décadas, o petróleo está agora a recuperar. Esta sexta-feira, o barril valoriza mais de 5%, em Londres, e já voltou a ultrapassar a barreira dos 30 dólares. Isto depois de ter conseguido a uma subida significativa (cerca de 15%), na quinta-feira.

O brent — negociado em Londres e referência europeia — sobe 5,55% para 30,05 dólares, após ter afundado para o valor mais baixo desde 2003 (24,52 euros) há apenas duas sessões. Já o crude WTI, em Nova Iorque, avança 6,19% para 26,78 dólares, depois de ter tocado em mínimos de 2002 com um trambolhão de 25%.

Face aos desenvolvimentos nas tensões entre os maiores produtores de ouro negro do mundo, o Senado norte-americano pediu à Arábia Saudita e à Rússia que parem guerra de preços e negoceiem em Washington, deixando claro que, caso contrário, Donald Trump poderá avançar com um embargo petrolífero a ambos os países.

Tal ajuda a explicar a recuperação em causa, mas os ganhos poderão ser temporários, uma vez que a propagação de coronavírus em todo o mundo está a agravar a volatilidade nos mercados, que reagem diretamente aos estímulos que vão sendo anunciados pelos bancos centrais. No Velho Continente, por exemplo, o Banco Central Europeu (BCE) já disse que irá “fazer o que for preciso” para proteger a Zona Euro, tendo anunciado um pacote de estímulos de 750 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo recupera e já está acima dos 30 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião