“Prioridade é agora pagar e processar todos os salários em Portugal”, diz CEO do Novo Banco

Para o CEO do Novo Banco, o cenário atual "exige muito da banca a operar entre elogios e incompreensões, internas e externas".

O CEO do Novo Banco defende que a prioridade nesta altura, em que Portugal se encontra em estado de emergência devido à pandemia de coronavírus, é “pagar e processar todos os salários em Portugal na próxima semana”, num tweet publicado na sua conta pessoal.

“Com três meses de cenário central a chave agora é preparar o novo normal”, aponta o presidente do Novo Banco, na publicação. Para António Ramalho, a situação “exige muito da banca a operar entre elogios e incompreensões, internas e externas”, algo que diz ser “típico da guerra”.

O primeiro-ministro já referiu algumas vezes o papel da banca durante esta pandemia, nomeadamente apontando que o setor foi ajudado na última crise e que tem, por isso, uma responsabilidade social de dar apoio agora.

A banca tem estado em negociações com o Governo para definir os contornos de moratórias de créditos, e o ministro das Finanças adiantou que a legislação para a concretizar, para as empresas afetadas pela pandemia, estaria pronta até ao final do mês. A Caixa Geral de Depósitos e o BPI já anunciaram medidas nesse sentido.

Os bancos terão algumas preocupações com este modelo, nomeadamente sobre os impactos que as moratórias possam ter nos seus rácios de capital. Nesta sexta-feira, Banco Central Europeu decidiu flexibilizar as regras do crédito concedido pela banca para combater o Covid-19, facilitando este processo.

O Novo Banco também já lançou um pacote de produtos e serviços ajustados para fazer face à pandemia, nomeadamente isentar algumas comissões, nas transferências interbancárias, pagamentos de serviços, cash-advance e transferências MBWay, ou a primeira anuidade nos novos cartões de débito e pré-pago ou substituições.

(Notícia atualizada às 17h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Prioridade é agora pagar e processar todos os salários em Portugal”, diz CEO do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião