Beta-i lança curso e podcast para incentivar inovação em empresas

  • ECO
  • 25 Março 2020

Curso online gratuito arranca a 22 de abril. Programa em direto no youtube estreia a 26 de março, e vai possibilitar perguntas e comentários do público em direto.

A Beta-i vai lançar um curso gratuito online, em colaboração com instituições europeias, para inspirar as empresas a fazer face aos desafios decorrentes do coronavírus através da inovação colaborativa. A ideia, anunciou a consultora em comunicado, é garantir a sobrevivência das empresas num contexto económico em que “se anteveem grandes dificuldades para negócios em diversos setores”.

O curso “Co-InnovationJourney for Startups andCorporates” é uma formação online e resultado de meses de trabalho presencial e remoto, levado a cabo por um consórcio europeu que inclui a Beta-i, em representação de Portugal, e universidades, empresas e instituições de mais seis países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia e Polónia). “Ao longo de seis semanas de formação, o curso aborda temáticas específicas e ensina a empresas e startups os fundamentos e as modalidades de inovação colaborativa, bem como exercita o desenho inicial desta colaboração através do ‘Co-Innovation Builder’, um mapa que organiza o arranque de projetos de inovação aberta entre as duas entidades”, sublinha a Beta-i.

O arranque do curso está marcado para 22 de abril e “é direcionado a gestores e colaboradores de empresas de qualquer setor, e a empreendedores interessados em compreender melhor o funcionamento de projetos de inovação colaborativa com empresas — que muitas vezes não envolvem investimento direto ou venture capital”, explica ainda a consultora. Com duração de seis horas por semana, o currículo é composto por palestras, artigos informativos, questionários, discussões e atividades práticas para reunir os diferentes atores.

“Tão importante como conter este vírus, é impulsionar a capacidade das empresas se reinventarem de forma inovadora e colaborativa, sobretudo diante do impacto que esta pandemia terá para uma sociedade mais sustentável. Esta crise tem, assim, potencial para contribuir para uma mudança de paradigma — é um momento para reinventar a forma como trabalhamos, para modelos mais flexíveis e remotos, para acelerar a transição digital na maioria dos setores económicos, para reforçar a diversificação económica e para se apostar fortemente em novas estratégias de colaboração que garantam o crescimento e sustentabilidade dos negócios”, detalha Pedro Rocha Vieira, CEO e cofundador da Beta-i.

Além do curso online, a Beta-i lança também o Beta-Cast, disponível no canal de Youtube da Beta-i que, semanalmente, irá explorar semanalmente um tema prático que possa ser aplicado aos desafios atuais das empresas e startups, dando à audiência a possibilidade de participar, ao vivo, no debate, com comentários e perguntas.

“Faz parte da nossa estratégia enquanto consultora, próxima do tecido empresarial e empreendedor português e internacional, ter um papel ativo neste contexto de crise económica. Como tal, esperamos que estes dois conteúdos possam permitir às empresas e startups encontrar um rumo que os prepare para este período de quarentena e para a recuperação económica. É a forma como atuamos hoje que irá determinar a sobrevivência económica da maioria de nós nos próximos anos”, conclui Pedro Rocha Vieira.

O primeiro episódio do Beta-Cast será transmitido ao vivo nesta quinta-feira, a 26 de março, a partir das 19h, para discutir o tema “Innovation in Times of Crisis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Beta-i lança curso e podcast para incentivar inovação em empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião