EDP puxa por Lisboa. PSI-20 segue Europa

  • Ana Luísa Alves
  • 27 Dezembro 2016

Depois de ter aberto em baixa, o principal índice de referência inverteu. Seguiu a tendência das restantes praças europeias para terminar a primeira sessão da semana em terreno positivo.

A energia continua a animar a bolsa de Lisboa. À semelhança do que aconteceu nas restantes praças europeias, o PSI-20 conseguiu valorizar nesta primeira sessão após o Natal.

Numa sessão marcada pela fraca liquidez, o Stoxx 600 avançou 0,11%, embora algumas bolsas ainda estejam fechadas devido ao Natal. Ainda assim, em Milão, a FTSE Mib avança 0,24% e, em França, a CAC-40 avançou 0,18%. O PSI-20 registou uma valorização de 0,60% para os 4663,55 pontos. O avanço em Lisboa fica a dever-se aos ganhos do grupo EDP, e à valorização da Jerónimo Martins.

A empresa liderada por António Mexia subiu 1,11% para os 2,92 euros, e a subsidiária EDP Renováveis registou um avanço de 0,36% para os 5,93 euros. A Jerónimo Martins registou também uma subida de 1,11% para os 14,56 euros, depois do Seeking Alpha ter referido que a dona do Pingo Doce pode voltar aos 16 euros no próximo ano.

Ainda assim, na banca, o destaque negativo vai para o BCP, que registou uma descida de 1,93% para os 1,07 euros por ação. É o reflexo da pressão que se tem feito sentir na banca, um pouco por toda a Europa, depois de o BCE ter dito que o italiano Monte dei Paschi precisa de 8,8 mil milhões de euros e não os 5,5 mil milhões falados inicialmente.

O índice da Bloomberg para o setor bancário caiu 0,42%, com o Deutsche Bank a registar o pior desempenho desta terça-feira, depois de na sexta-feira ter chegado a acordo com as autoridades norte-americanas e ter referido que vai pagar os 7,2 mil milhões de dólares para encerrar o caso que o liga ao escândalo da venda de créditos imobiliários de baixa qualidade, que conduziu à crise do subprime, em 2008.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP puxa por Lisboa. PSI-20 segue Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião