Reskilling: sobreviver à era da inovação

  • Paula Panarra
  • 15 Abril 2020

Internamente existe uma apetência inata pela procura de conhecimento, seja pelas camadas mais jovens, seja pelos quadros mais antigos.

O atual contexto socioeconómico, a nível global, é de aceleração, seja pela conhecida transformação digital, seja pela necessidade de requalificação dos nossos colaboradores. Sobreviver a estas mudanças só está ao alcance das empresas capazes de criar as condições e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus quadros, aquilo a que apelidamos de reskilling.

O recente estudo “Automação e o Futuro Do Trabalho Em Portugal”, elaborado pela CIP em parceria com o McKinsey Global Institute e a Nova School of Business and Economics fala-nos do impacto que a automação terá no futuro do trabalho e diz-nos que existe um potencial de 50% de automação de todas as tarefas tal como as conhecemos hoje em dia.

A Microsoft tem apostado continuamente na renovação das competências dos seus colaboradores colocando à sua disposição tudo o que precisam para crescer pessoalmente e profissionalmente. Um pequeno exemplo é a Microsoft Learn, uma plataforma pública que oferece de forma gratuita módulos de informação especializada que podem aceder a qualquer momento em qualquer lugar. Internamente existe uma apetência inata pela procura de conhecimento, seja pelas camadas mais jovens, seja pelos quadros mais antigos. Estamos numa empresa líder em tecnologia e temos de ser pioneiros em temas como a transformação digital ou o reskilling, e isso é visível no interesse dos nossos colaboradores em participar nas atividades propostas.

Criar estas condições irá resultar em trabalhadores mais cientes da importância das suas tarefas e confiantes para enfrentar a crescente digitalização e transformação dos seus postos de trabalho. A construção de uma geração sólida, com talento e que garanta também o retorno do investimento é o objetivo de qualquer organização, daí a importância da aposta em conceitos como o reskilling e upskilling.

*Paula Panarra é diretora-geral da Microsoft Portugal

  • Paula Panarra

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reskilling: sobreviver à era da inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião