Estes são os melhores em ‘White Collar Crime’. Leaders League divulga ranking

Ranking divulgado em primeira mão, em parceria com o ECO/Advocatus. Diretório elegeu os melhores em White Collar Crime, Labor, Arbitration e Civil and Commercial Litigation segundo os clientes e pares

A Leaders League acaba de divulgar o ranking dos melhores advogados do nosso mercado em quatro áreas. A PLMJ tem 12 distinções de Leading Lawyers, a Morais Leitão foi distinguida com oito e a Uría Menéndez – Proença de Carvalho foi premiada com seis distinções. As áreas avaliadas foram White Collar Crime, Arbitration, Labor e Civil and Commercial Litigation.

Em contexto Operação Marquês, de registar que três dos advogados nomeados como os Leading Lawyers em White Collar Crime, três estão no processo mais mediático que envolve o ex-primeiro ministro José Sócrates em suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais. A Rui Patrício, da Morais Leitão, Paulo Sá e Cunha, da Cuatrecasas e Francisco Proença de Carvalho junta-se ainda Fernando Aguilar de Carvalho, ambos sócios da Uría Menéndez -Proença de Carvalho.

“Embora para mim o mais importante seja a satisfação dos clientes e o reconhecimento dos vários atores judiciários e outros, bem como a correspondência ao meu sentido de auto exigência, e embora também não seja por aí além entusiasta de ou preocupado com “prémios” e diretórios e similares, é óbvio que este reconhecimento me deixa satisfeito. E mais do que um ponto de chegada, constitui um estímulo e uma responsabilidade”, sublinha Rui Patrício, em declarações à Advocatus.

É com grande satisfação que vejo o Leaders League analisar e dar projeção internacional à advocacia portuguesa, em especial por também contemplar a minha área de prática. Esta é uma distinção que muito me honra e a que atribuo o significado do justo reconhecimento do trabalho de uma equipa de profissionais de excelência, cujo mérito se tem vindo a consolidar solidamente nos últimos anos”, segundo Paulo Sá e Cunha, da Cuatrecasas.

Francisco Proença de Carvalho e Fernando Aguilar de Carvalho – numa resposta conjunta – defendem que procuram “prestar sempre um serviço de excelência aos nossos clientes sem pensar em rankings ou reconhecimentos das publicações que fazem estas avaliações. Ainda assim, é sempre com satisfação que recebemos notícias que de alguma maneira revelam que o mercado tem uma boa perceção do nosso trabalho. Numa organização como a nossa, estes são prémios que atribuímos não a qualquer advogado em particular, mas sim a uma empenhada equipa de advogados de várias gerações que compõem o departamento de contencioso da Uría Menéndez – Proença de Carvalho”.

O ranking – divulgado em exclusivo em parceria com o ECO/Advocatus – distingue em alguns dos casos os mesmos advogados mas em áreas diferentes. E distingue os “Leading lawyers”, os “Excellent”, os “Highly Recommended” e os “Recomended”, por ordem de importância ou relevo, segundo o ranking. No caso ainda do WCC, o diretório considera como “Excellent” Paulo Saragoça da Matta, também presente na Operação Marquês, Paulo Farinha Alves e Alexandra Mota Gomes, ambos da PLMJ, José Lobo Moutinho e Teresa Serra, da Sérvulo e ainda João Medeiros e Sofia Ribeiro Branco, da VdA. Na ‘terceira posição’, como “Highly Recommended” estão Carlos Pinto de Abreu, Rogério Alves, Raul Soares da Veiga, Ana Grosso Alves e Pedro Duro.

Na contabilização geral ao nível de escritórios, a SRS vem logo a seguir a este top 3, com cinco distinções (maioria na área de direito laboral) também em “Leading Lawyers”. Equipa liderada por César Sá Esteves. O diretório reconhece ainda como Leading Lawyers de Laboral Ana Luísa Beirão, Cláudia Varela, Maria de Lancastre Valente, Mariana Caldeira Sarávia, – da SRS, Benjamin Mendes e João Guedes – da DLA Piper, Helena Tapp Barroso, Luís Miguel Monteiro e Pedro Pardal Goulão, da Morais Leitão e ainda Abel Mesquita, Manuel Cavaleiro Brandão, Nuno Ferreira Morgado, Nuno Guedes Vaz e Tiago Cortes, da PLMJ.

Em arbitragem, a tabela considera António Pinto Leite – Morais Leitão e Filipa Cansado Carvalho, Mariana França Gouveia e Pedro Metello de Nápoles, da PLMJ como Leading Lawyers.

Em Civil e Commercial Litigation, distingue Adriano Squilacce, Fernando Aguilar de Carvalho, Nuno Salazar Casanova e Tito Arantes Fontes – Uría Menéndez – Proença de Carvalho como Leading Lawyers, António Pinto Leite, Filipe Vaz Pinto, Francisco Cortez e Rui Patrício, da Morais Leitão e ainda Nuno Líbano Monteiro, Pedro Faria, Rita Samoreno Gomes e João Tiago Morais Antunes, da PLMJ.

O ranking foi baseado em questionários enviados ao mercado e respondido quer pelos pares (advogados) como pelos próprios clientes e ainda por “entidades externas”.

Em parceria com o ECO/Advocatus, este diretório tem como destinatários os CEO’s dos principais tecidos empresariais, escritórios de advogados mundiais, área da banca, marketing e recursos humanos. Para além da Europa, a Leaders League tem presença em São Francisco, Nova Iorque, Lima, São Paulo, Pequim, Hong-Kong, Tóquio e Nairobi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os melhores em ‘White Collar Crime’. Leaders League divulga ranking

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião