COI admite que adiamento de Tóquio2020 vai ter custos adicionais

  • Lusa
  • 2 Abril 2020

Comité Olímpico Internacional reconhece que adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para 2021 vai gerar "custos adicionais".

O Comité Olímpico Internacional (COI) reconheceu esta quinta-feira que o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para 2021, devido à pandemia de Covid-19, vai gerar “custos adicionais” para o organizador japonês e para o próprio organismo, mas não quantificou.

“Os custos? É um processo em andamento. O que é certo é que haverá custos adicionais para o comité organizador de Tóquio, bem como para o COI e para a família olímpica, mas estamos muito atentos a isso”, afirmou o diretor do COI Christophe Dubi, durante uma conferência de imprensa.

Dubi preferiu não abordar valores, porém acrescentou que o adiamento da competição faz com que “dezenas de milhares de linhas de orçamento tenham de ser revistas“.

O diretor do organismo enalteceu ainda que Tóquio “encontrava-se em excelente situação financeira antes da crise”, motivada pela pandemia do novo coronavírus.

“Eles [japoneses] fizeram uma campanha fantástica em termos de marketing, na venda de ingressos e acomodação. Isso ajudou bastante, porque geraram receitas muito grandes e podemos contar com isso”, contou.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para 2021, devendo realizar-se entre 23 de julho e 08 de agosto, quase um ano depois das datas inicialmente previstas (24 de julho e 09 de agosto de 2020), devido à pandemia do Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil. Dos casos de infeção, cerca de 180 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia, e o continente europeu é neste momento o mais atingido, acima de 508 mil infetados e 34.500 mortos.

Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 17 de abril, registaram-se 209 mortes e 9.034 casos de infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COI admite que adiamento de Tóquio2020 vai ter custos adicionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião