Governo tem 20 milhões para ciência e 35 milhões para empresas que fabriquem máscaras e ventiladores

O Governo está a preparar uma linha de apoio à ciência, no montante de 20 milhões de euros, e às empresas que optem por fabricar máscaras e ventiladores, de 35 milhões. Subsídios são a fundo perdido.

O Governo vai criar linhas de apoio a fundo perdido para financiar a ciência e para apoiar as empresas que redirecionem os meios de produção para o fabrico de equipamentos como máscaras e ventiladores. O anúncio foi feito em Bragança por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que indicou que os valores serão de 20 milhões de euros para a ciência e 35 milhões de euros para a inovação.

“Vamos criar uma linha de apoio para estimular a ciência, produzindo e desenvolvendo conhecimento para ajudar a combater esta pandemia. E vamos também ajudar com uma linha de apoio as empresas que redirecionem e aumentem a sua capacidade de produção para produzirem máscaras, ventiladores e [outros] equipamentos de proteção individual. Vai ser muito importante nesta fase da pandemia, mas também na fase em que começarmos a sair deste confinamento”, disse a ministra, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.

Ana Abrunhosa acrescentou também que os valores em que “o Governo está a pensar” são de 20 milhões de euros para a ciência e de 35 milhões de euros para as empresas. “Mas o mais importante do que os valores é dizer que estaremos disponíveis para apoiar todos os bons projetos, com subsídios a fundo perdido, porque nesta fase da pandemia temos que, de forma muito célere, no espaço de meses, desenvolver ciência, tecnologia e produzir”, frisou a ministra da Coesão Territorial.

“Precisamos de máscaras, das zaragatoas, de batas, de todo o equipamento de proteção individual que é fundamental para os nossos profissionais de saúde e para os que têm contactos de maior risco durante a pandemia e na fase em que sairmos da pandemia”, disse a ministra, que garantiu que “os fundos europeus vão colocar-se ao serviço da política pública, apoiando toda a sociedade e a coesão territorial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo tem 20 milhões para ciência e 35 milhões para empresas que fabriquem máscaras e ventiladores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião