Mourinho Félix garante que pacote europeu não vai converter-se em austeridade

  • ECO
  • 10 Abril 2020

O secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, garantiu esta sexta-feira que o pacote europeu de 500 mil milhões acordado no Eurogrupo não vai converter-se em austeridade no futuro.

O pacote europeu de 500 mil milhões de euros para apoiar os países em plena pandemia não vai converter-se em austeridade. A garantia foi dada pelo secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, numa entrevista à TSF.

“Austeridade tem a ver com políticas de contração quando as economias estão numa situação já de si deprimida. Isto é um choque, algo que veio de fora, é algo que nenhum de nós experimentou. O que estamos a fazer é […] dar a possibilidade aos Estados de dar apoio, aumentar a despesa, reduzir e adiar a cobrança de impostos, para que as pessoas e as empresas possam viver melhor e ter os meios para sustentar as suas vidas”, disse, negando a possibilidade de austeridade no futuro.

Mostrando-se “totalmente descansado”, Mourinho Félix disse ainda que os portugueses também devem estar. As medidas aprovadas esta quinta-feira à noite no Eurogrupo “seguem-se a outras” e “as regras europeias estão suspensas”. “Hoje, mais do que atingir excedentes ou reduzir défices, o que é preciso é que os Estados europeus façam aquilo que lhes compete, que é serem uma rede de segurança”, argumentou.

Como noticiou o ECO, os ministros das Finanças da União Europeia acordaram esta quinta-feira a aplicação de três mecanismos de proteção para ajudar trabalhadores, empresas e Estados a ultrapassarem a crise causada pelo novo coronavírus. A pandemia já infetou 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mourinho Félix garante que pacote europeu não vai converter-se em austeridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião