Hoje nas notícias: Moratória, crédito e máscaras

  • ECO
  • 14 Abril 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Afinal, os emigrantes também terão direito à moratória para o crédito à habitação, garantiu o presidente da Associação Portuguesa dos Bancos. Na indústria têxtil, as empresas preparam-se para produzir milhões de máscaras sociais agora que a DGS recomenda o seu uso em locais fechados. Apesar da adaptação que estão a fazer e das linhas de crédito do Estado, o economista Sérgio Rebelo antevê que, mesmo assim, muitas empresas deixem de ser viáveis.

Moratória sobre o crédito à habitação será alargada aos emigrantes

Faria de Oliveira, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, revelou que a moratória sobre o crédito à habitação será alargada aos emigrantes. Os portugueses a trabalhar no estrangeiro e a pagar empréstimos para a compra de casa em Portugal vão ter a possibilidade de suspender esses pagamentos. Esta medida vai ser fechada nos próximos dias. Em breve também haverá uma moratória para o crédito ao consumo, segundo Faria de Oliveira.

Veja a notícia completa na RTP3 (link indisponível).

“Há empresas que deixaram de ser viáveis e o crédito não vai ajudar”, diz Sérgio Rebelo

O economista Sérgio Rebelo defende que “de uma forma geral, os governos estão a fazer aquilo que é preciso para adequar o curso de epidemia à capacidade hospitalar” mas que, do ponto de vista económico, é necessário “tomar medidas que aliviem o sofrimento das famílias mais desprotegidas, que preservem as empresas viáveis e que mantenham os empregos”. O professor da Kellogg School of Management alerta, contudo, que “há, infelizmente, empresas que deixaram de ser viáveis” e que “a essas o crédito não vai ajudar”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Incerteza sobre prazos da contratação pública causa confusão

Dúvidas sobre se os prazos da contratação pública estão ou não suspensos durante o estado de emergência está a baralhar os concursos públicos. Neste período marcado pela pandemia o Governo já fez três diplomas que mexem com esses prazos, tendo o último vindo com retroativos e esclarecido que os prazos estão a correr. Perante a confusão, os júris dos concursos estão a ser questionados. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Indústria têxtil prepara-se para produzir milhões de máscaras sociais

O setor têxtil arrancará dentro de dias com a produção de máscaras sociais de proteção cujos modelos estão em vias de ser homologados pelo Centro Tecnológico da Indústria Têxtil, Infarmed e ASAE. O compromisso é fazer com que estejam disponíveis milhões de máscaras aptas a serem utilizadas pelos cidadãos em locais fechados como recomenda atualmente a Direção-Geral da Saúde. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Ensino à distância vai aumentar fosso entre ricos e pobres

O ensino à distância decretado pelo Governo até ao final do ano letivo para quase todos os níveis de ensino está a preocupar os pais e, além disso, vai aumentar fosso entre ricos e pobres. Em declarações ao i, o ex-ministro da Educação, Nuno Crato, diz que “a tecnologia é útil, mas o professor continua a ser central”. Já Guilherme d’Oliveira Martins avisa que “o risco maior da solução é agravamento das desigualdades”. Leia a notícia completa no i (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Moratória, crédito e máscaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião