Mais de 200 empresas portuguesas vão fabricar máscaras para a população

Mais de duas centenas de empresas vão começar a produzir máscaras de proteção individual para a população, algumas delas já esta semana. O Infarmed já publicou as especificações técnicas.

Mais de duas centenas de empresas já expressaram “vontade” junto das autoridades de saúde de iniciarem a produção de máscaras de proteção para a população. A informação foi revelada pelo secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa diária sobre a pandemia do novo coronavírus.

Na segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) passou a recomendar à população o uso de “máscara comunitária” em “espaços interiores com muitas pessoas”. Face a isto e perante a escassez de máscaras no mercado, centenas de empresas deverão começar a produzir máscaras, algumas delas esta semana.

“O Infarmed publicou hoje mesmo [terça-feira] as especificações técnicas para a produção destas máscaras pela indústria nacional. Mais de 200 empresas já mostraram vontade de avançar com a produção e algumas destas estarão em condições de o fazer já esta semana”, disse António Lacerda Sales, em declarações transmitidas pela RTP 3.

As empresas que pretendam produzir máscaras e essa não seja a sua atividade principal podem entrar em contacto com as autoridades de saúde através de um formulário disponibilizado no microsite da DGS dedicado ao Covid-19.

“Face à escassez destes produtos no mercado, e considerando a mobilização, desde o primeiro momento, do tecido empresarial nacional, para colaborar no esforço conjunto de combate ao novo coronavírus, Portugal considerou adaptar a recomendação aos fabricantes nacionais que produzam equipamentos de proteção individual e dispositivos médicos essenciais destinados aos profissionais de saúde”, informa a DGS nessa página.

Na mesma conferência de imprensa, Rui Ivo, presidente do Infarmed, “muito em breve iremos passar a poder aceder a este tipo de equipamento nos locais de compra, onde eles poderão a ser comprados”.

Questionado sobre se é recomendado que as populações produzam as suas próprias máscaras em casa, o responsável não respondeu diretamente à questão, mas salientou: “A minha recomendação é que, evidentemente, havendo este esforço, julgo que poderemos dispor de equipamentos de proteção com garantias que todos queremos ter e será vantajoso para todos nós usarmos esse tipo de equipamentos.” Ainda assim, indicou que “há vários tecidos que podem ser utilizados, desde o algodão ao poliéster”.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 200 empresas portuguesas vão fabricar máscaras para a população

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião