170 mil pais pediram apoio para ficar em casa a acompanhar os filhos por causa do coronavírus

Das 170 mil candidaturas, cerca de 30 mil são trabalhadores independentes e cerca de dois mil são trabalhadores do serviço doméstico, revelou a ministra Ana Mendes Godinho.

São já 170 mil os pais que pediram o apoio excecional para ficar em casa a acompanhar os filhos por causa do encerramento das escolas, revelou a ministra do Trabalho e da Segurança Social.

“Até ao momento tivemos 170 mil pessoas a candidatarem-se a este apoio à família nestas circunstâncias, sendo que destas, cerca de 30 mil são trabalhadores independentes e cerca de dois mil são trabalhadores do serviço doméstico“, revelou Ana Mendes Godinho, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.

O Governo decidiu prolongar, até ao final do ano letivo, o apoio para os pais que ficam em casa com os filhos até aos 12 anos, ou com deficiência ou doença crónica, porque os alunos até ao 9.º ano já não vão voltar à escola por causa do coronavírus.

O mecanismo “especial” criado pelo Governo assegura o pagamento de dois terços da sua remuneração, garantida em 33% pela Segurança Social e em 33% pelo empregador. Era destinado apenas a trabalhadores por conta de outrem e trabalhadores independentes, mas foi posteriormente alargado aos trabalhadores domésticos. O custo da medida poderá rondar os mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

170 mil pais pediram apoio para ficar em casa a acompanhar os filhos por causa do coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião