BCE antecipa que coronavírus acelere consolidação da banca

  • ECO
  • 19 Abril 2020

Andrea Enria diz que bancos que não têm um modelo de negócio viável a médio prazo, mas que conseguiam manter-se à tona devido ao dinheiro barato, poderão ser alvo de fusões.

A pandemia de Covid-19 poderá acelerar o processo de ajustamento no setor bancário, incluindo maior consolidação, segundo diz Andrea Enria, responsável pelo braço de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE), em entrevista ao El Confidencial (acesso condicionado). Alerta que os bancos chegam a esta crise com o desafio da baixa rentabilidade.

“A crise poderá acelerar o ajustamento dos bancos que resistem à margem do sistema. Essas entidades, as mais fracas, poderão ficar sob maior pressão e a consolidação pode fazer parte da solução“, afirma o presidente do Mecanismo Único de Supervisão, que é o decisor último em que caso de insolvência de um banco na Zona Euro. Enria explica que alguns bancos, que foram atingidos pela última crise financeira, têm visto as margens financeiras sofrer com as baixas taxas de juro em vigor na região.

Agora, a crise da Covid-19 poderá determinar mais um golpe para acelerar a consolidação do setor. Espera que os alvos de fusões sejam bancos “que não possuíam um modelo de negócio viável a médio prazo, mas que conseguiram manter-se à tona graças às baixas taxas de juro e à disponibilidade de fontes de financiamento baratas”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE antecipa que coronavírus acelere consolidação da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião