Espanha propõe fundo até 1,5 biliões em dívida perpétua para ajudar países da UE

  • ECO
  • 20 Abril 2020

O Governo espanhol deverá propor no próximo Conselho Europeu a criação de um fundo de até 1,5 biliões em dívida perpétua para ajudar os países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Sem consenso europeu quanto à emissão de “coronabonds”, Espanha vai propor no próximo Conselho Europeu um plano para a constituição de um fundo de até 1,5 biliões de euros em dívida perpétua, com vista a ajudar os países da Zona Euro mais afetados pela pandemia. A reunião irá ter lugar esta quinta-feira por videoconferência.

A proposta de Pedro Sánchez, que já circula nos “corredores” de Bruxelas, passa pela repartição dos recursos na forma de transferências não reembolsáveis para não insuflar ainda mais a dívida pública de alguns dos Estados-membros, tendo a queda do PIB e a dimensão população como alguns dos critérios para a distribuição dos fundos.

A notícia foi avançada pelo El País, que cita fontes do Palácio da Moncloa. O jornal recorda que países como a Alemanha recusam a emissão conjunta de dívida, mas indica que a chanceler Angela Merkel poderá aceitar a proposta espanhola por esta não implicar alterações legais sujeitas a votações complexas no Parlamento alemão.

O governo espanhol está convicto de que a recuperação da economia europeia depende de medidas ambiciosas, uma espécie de “plano Marshall” na União Europeia ao longo dos próximos anos. Em causa, um novo coronavírus que se tornou numa pandemia global e que tem ganhado mais expressão a cada dia numa Europa sem fronteiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha propõe fundo até 1,5 biliões em dívida perpétua para ajudar países da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião