Abanca anuncia acordo que evita despedimentos na ex-filial da CGD em Espanha

  • Lusa
  • 21 Abril 2020

O banco finalizou a integração da filial da CGD em Espanha com um acordo com os sindicatos que garante o emprego sem despedimentos, apesar do excesso de trabalhadores resultante do processo.

O Abanca finalizou esta terça-feira a integração da filial da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Espanha com um acordo com os sindicatos que garante o emprego sem despedimentos, apesar do excesso de trabalhadores resultante do processo.

“Abanca renuncia ao despedimento coletivo para resolver o excedente de pessoal resultante da integração do Banco Caixa Geral” comprado à CGD, segundo um comunicado do banco espanhol à imprensa.

A entidade considera que o acordo “finaliza” a integração do banco que até há pouco pertencia à CGD e evita um Expediente de Regulação do Emprego, tendo sido negociado com forças sindicais “que representam 82%” dos trabalhadores.

Segundo o Abanca, foram implementadas “fórmulas alternativas” ao despedimento coletivo, como a mobilidade geográfica e a reforma antecipada.

A CGD concluiu em outubro de 2019 a venda da sua filial espanhola ao Abanca por 364 milhões de euros, numa cerimónia em Madrid em que também foi assinado um acordo de colaboração comercial.

A transferência da propriedade da empresa culminou um processo iniciado em novembro de 2018, quando o Governo português escolheu o Abanca para a venda do Banco Caixa Geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca anuncia acordo que evita despedimentos na ex-filial da CGD em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião