Creches vão recusar crianças com mensalidades em atraso

  • ECO
  • 28 Abril 2020

"Não é uma questão de represália, mas de respeito e igualdade para com quem fez o sacrifício de pagar", explica a presidente da ACPEEP. Creches devem abrir a 1 de junho.

Com a reabertura das creches prevista para o início de junho, estes estabelecimentos deixam agora um aviso: só as crianças com os pagamentos em dia serão recebidas. De acordo com o Jornal de Notícias, a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) garante que não está em causa qualquer “represália” para com os pais que, perante o encerramento resultante do estado de emergência, falharam os pagamentos, mas trata-se de questão de respeito pelas famílias que fizeram “o sacrifício” de continuar a pagar.

Face ao impacto da pandemia de coronavírus nos rendimentos das famílias, o incumprimentos nos pagamentos das mensalidades das creches disparou, entre março e abril. Cerca de 35% das creches associadas da ACPEEP reportam uma quebra de faturação superior a 50%. A associação avisa, além disso, a que as creches privadas já perderam em média 15% dos seus alunos e os jardins-de-infância 10%.

“É com espanto e desagrado que vemos que o pequeno comércio pode abrir a partir de 4 de maio e nós só a 1 de junho. Onde é que os pais vão deixar as crianças para irem trabalhar?“, critica a líder da ACPEEP, pedindo também um subsídio de 150 euros por família para ajudar no pagamento das mensalidades em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Creches vão recusar crianças com mensalidades em atraso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião