Portugal é o quarto país europeu com mais acidentes de trabalho fatais

Depois da Roménia, da Bulgária e da Áustria, é em Portugal que os trabalhadores são com maior frequência vítimas de acidentes de trabalho que resultam na sua morte.

Todos os dias, os trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho. Na União Europeia, em 2017, mais de dois milhões de acidentes deste tipo resultaram em ausências superiores a quatro dias do posto de trabalho e 2.912 resultaram mesmo na morte dos trabalhadores. Portugal é o quarto país do bloco comunitário com mais acidentes fatais por 100 mil trabalhadores.

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, a taxa de incidentes fatais na União Europeia tem recuado, nos últimos anos: de 2,87 por 100 mil trabalhadores em 2010 para 2,25 por 100 mil trabalhadores em 2017.

Contas feitas, em 16 dos 27 Estados-membros a taxa de acidentes fatais (isto é, que resultam na morte do trabalhador até um ano depois do incidente) é superior à media. É na Roménia (5,72 por 100 mil trabalhadores) que se regista a taxa mais alta, seguindo-se a Bulgária (4,30) e a Áustria (4,11).

Portugal aparece em quarto lugar, com 3,86 acidentes fatais por cada 100 mil trabalhadores. Esta taxa é significativamente mais baixa do que aquela que tinha sido registada nos últimos anos. Por exemplo, em 2009, estava nos 5,6 por 100 mil trabalhadores.

Ainda assim, Portugal está longe dos países onde os acidentes de trabalho são menos frequentes: Malta com 0,57; Holanda com 0,78; Chipre com 0,85; e Estónia com 1,02.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o quarto país europeu com mais acidentes de trabalho fatais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião