Galp dispara 4% e leva bolsa de Lisboa a subir pelo terceiro dia

As ações da Galp Energia valorizam mais de 4%, puxando pelo desempenho do índice lisboeta que avança pela terceira sessão consecutiva. BCP também dá fôlego ao PSI-20.

O verde “pinta” a bolsa de Lisboa pela terceira sessão consecutiva, com esta destacar-se pela positiva num dia de ganhos modestos para as pares europeias. O PSI-20 está a ser suportado pelo avanço de mais de 4% dos títulos da Galp, mas também pelo BCP.

O índice PSI-20 acelera ganhos do arranque da sessão, subindo 1,12%, para os 4.260,95 pontos, com a grande maioria dos seus 18 títulos em terreno positivo. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — avança uns ligeiros 0,02% no arranque da negociação.

Os ganhos generalizados em Lisboa acompanham o sentimento positivo nos mercados internacionais, onde os investidores já se estão a focar na redução das medidas de confinamento.

Por Lisboa, a Galp Energia é o principal destaque positivo, com os seus títulos a encabeçarem as subidas com uma valorização de 4,21%, para os 10,265 euros, estendendo a subida de mais de 4% da sessão anterior.

Os títulos da petrolífera acompanham a forte subida das cotações do “ouro negro” nos mercados internacionais. Após fortes desvalorizações na sessão anterior, as cotações do petróleo recuperam, com o barril de brent a avançar 5,27%, para os 21,53 dólares, em Londres. Mais acentuada é a recuperação do crude que dispara 15,48%, para os 14,25 dólares, em Nova Iorque.

Além da Galp, o BCP também puxa pelo desempenho do índice bolsista lisboeta. As ações do banco liderado por Miguel Maya avançam 1,04%, para os 9,69 cêntimos.

Pela positiva, destaque também para os títulos das papeleiras. A Navigator valoriza em bolsa 2,14%, para os 2,386 euros, enquanto a casa-mãe Semapa soma 1,67%, para os 9,11 euros. Por sua vez, a Altri ganha 1,66%, para os 4,788 euros por ação.

Em contraciclo, estão as cotadas do universo EDP. As ações da EDP recuam 0,52%, para os 3,79 euros. Já a sua participada EDP Renováveis perde 0,54%, para os 10,96 euros

(Notícia atualizada às 9h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara 4% e leva bolsa de Lisboa a subir pelo terceiro dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião