Armilar e K Fund lideram investimento de 1,8 milhões na espanhola Appentra
Fundo português colidera ronda de investimento na startup de computação paralela, criada como spin-off da universidade da Corunha.
O fundo português Armilar Venture Partners acaba de anunciar ter coliderado uma ronda de investimento de 1,8 milhões de euros — em conjunto com o K Fund — na startup espanhola Appentra, uma spin-off criada na universidade da Corunha. O projeto desenvolveu uma plataforma de software para potenciar a utilização da computação paralela, explica a Armilar que, para esta ronda, investiu a partir do fundo de 45 milhões criado em 2019 para financiar projetos de transferência de tecnologia.
De acordo com o comunicado, o investimento “será utilizado para comercializar a plataforma da startup espanhola no segmento empresarial e para reforçar a sua presença junto dos principais centros de computação de alto desempenho”. “Esta ronda de investimento ajudar-nos-á a acelerar o desenvolvimento do negócio, mas também contribui para reforçar a confiança que os nossos clientes, atuais e futuros, têm na nossa equipa e solução”, assinala Manuel Arenaz, CEO e cofundador da Appentra, citado em comunicado.
A ferramenta criada pela Appentra, chamada Parallelware Analyzer, é a “única de análise estática de código disponível no mercado que ajuda os programadores na identificação de oportunidades de paralelização, na geração de código paralelo e na correção de erros de codificação que advêm da paralelização”, informa ainda o fundo português. A solução permite desenvolver aplicações 10 a 100 vezes mais rápidas e sem erros, uma potencial fonte de vantagem competitiva para as organizações.
“Durante a última década temos assistido à forma como as arquiteturas de computadores estão a incorporar cada vez mais (e distintas) unidades de processamento em paralelo e, ainda assim, as aplicações continuam, na sua maioria, a ser desenvolvidas com base nos mesmos standards da programação sequencial. A computação paralela tem a capacidade de potenciar os sistemas em tempo real e acelerar os modelos de decisão ou permitir torná-los mais elaborados, mas é uma disciplina complexa e há falta de profissionais qualificados em programação paralela”, sublinha Pedro Ribeiro Santos, partner da Armilar Venture Partners. Segundo o mesmo responsável, “a Appentra tem o potencial de liderar esta grande oportunidade, ajudando os programadores a construir código paralelo de uma forma ágil e sem erros”.
Além da Armilar e do K Fundo, participaram ainda na ronda os já investidores Caixa Capital Risc, Xesgalicia e Unirisco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Armilar e K Fund lideram investimento de 1,8 milhões na espanhola Appentra
{{ noCommentsLabel }}