Armilar lança novo fundo. Tem 45 milhões para investir em startups de tecnologia

A capital de risco privada, ex-Espírito Santo Ventures, fechou novo fundo de 45 milhões para projetos de transferência de tecnologia. Fundo deverá chegar aos 60 milhões de euros.

A Armilar Venture Partners (ex-Espírito Santo Ventures dezembro de 2016), acaba de anunciar a abertura de um fundo de 45 milhões de euros para investir em startups dedicadas à transferência de tecnologia nos mercados português e europeu. O anúncio acontece menos de um mês depois de a Indico ter anunciado a criação de um fundo no valor de 46 milhões de euros, dedicado a projetos de tecnologia e focado no mercado ibérico.

O fundo privado de capital de risco quer investir em projetos de deep tech e, os 45 milhões anunciados fazem parte de um fundo que poderá totalizar 60 milhões de euros de investimento, anunciou a entidade em comunicado. O investimento surge de vários parceiros, entre os quais o Fundo de Investimento Europeu (EIF), as empresas Semapa (através da SemanaNext) e KPN (maior telecom holandesa), instituições académicas como o Instituto Superior Técnico), e outros investidores individuais.

“Ao longo dos anos construímos um profundo conhecimento do ecossistema português, e vimos deal flow de qualidade significativa das melhores escolas de engenharia do país, com as quais temos boas relações. Com a tecnologia como parte do DNA da nossa equipa de investimento, lançámos há poucos anos um fundo muito pequeno para testar a tese de investimento em transferência de tecnologia em Portugal”, explica Pedro Ribeiro Santos, partner da Armilar, acrescentando: “Com este novo fundo, assumimos este investimento a vários níveis, tornando-o internacional e adicionando capacidade de investir em vários estágios. Ter um fundo de transferência de tecnologia significa que, não só podemos investir em empresas de base tecnológica como também podemos fazê-lo mais cedo, trabalhando com instituições para ajudar a identificar e desenvolver as melhores oportunidades para transformar investigações de ponta em empresas líderes”.

Com experiência de 19 anos em investimentos, a gestora de capital de risco — que deixou de estar associada ao BES em dezembro de 2016 — já financiou projetos em Portugal, em toda a Europa e nos Estados Unidos e tem cerca de 260 milhões de euros em capital de risco sob gestão, divididos em quatro fundos (agora cinco). Do seu historial fazem ainda parte 10 exits, dois IPO e um unicórnio (a OutSystems), num total de mais de 40 investimentos até à data. “Apoiar este novo fundo não só é um investimento como é também uma contribuição para ter experiência de fundadores que seja construtiva na relação entre fundadores e investidores”, explica Paulo Rosado, CEO da OutSystems, que faz parte do portefólio da Armilar.

Por erro, o ECO noticiou que a Armilar era o braço de capital de risco do Novo Banco. No entanto, depois da operação de mudança de gestão em dezembro de 2016, a Armilar, ex-Espírito Santo Ventures, deixou de estar ligada ao antigo BES e passou a ser totalmente assegurada pelos atuais gestores e não pelo banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Armilar lança novo fundo. Tem 45 milhões para investir em startups de tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião